Com aquecimento global, crescimento do país e desperdício, demanda de água no Brasil pode aumentar quase 80% até 2040, aponta estudo

Estudo do Instituto Trata Brasil estima cenários da demanda futura de água no país para pensar como o setor de saneamento básico deve se planejar para conseguir atender a população de forma eficiente e sustentável.

Esgoto jorra nas águas da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Estudo prevê que a demanda por água potável pode aumentar quase 80% até 2040. — Foto: Marcos Serra Lima/G1

A demanda de água potável no Brasil pode aumentar quase 80% até 2040 diante de mudanças econômicas, demográficas e climáticas. É o que aponta um estudo do Instituto Trata Brasil com a Ex Ante Consultoria divulgado nesta quarta-feira (26) e obtido com exclusividade pelo G1.

O trabalho estima cenários da demanda futura de água no país para pensar como o setor de saneamento básico deve se planejar para conseguir atender a população de forma eficiente e sustentável.

Um dos principais cenários prevê mudanças expressivas no padrão de consumo dos brasileiros e uma elevação otimista do PIB per capita. O período analisado é de 2017 a 2040. Os dados mais recentes do setor se referem a 2018.

Estudo estima o aumento da demanda de água no país nos próximos anos. — Foto: Juliane Souza/Arte
Estudo estima o aumento da demanda de água no país nos próximos anos. — Foto: Juliane Souza/Arte
Conheça o estudo do Instituto de Engenharia Diretrizes para Universalização do Saneamento no Brasil