10 questões sobre 1ª missão comercial a levar astronautas da Nasa ao espaço em cápsula da SpaceX

BBC responde algumas das perguntas mais feitas sobre a missão, que tem lançamento marcado para às 17h33 (horário de Brasília) desta quarta (27)

Crew Dragon deve se tornar a primeira espaçonave comercial a levar humanos à estação espacial — Foto: SpaceX

A empresa SpaceX, de Elon Musk, está prestes a lançar pela primeira vez seu veículo espacial, Crew Dragon, com astronautas a bordo.

A BBC responde abaixo algumas das perguntas mais feitas sobre a missão, com lançamento agendado para às 17h33 (horário de Brasília) desta quarta-feira (27). A espaçonave deve chegar à Estação Espacial Internacional quase 20 horas depois.

Por que uma empresa privada está levando astronautas da Nasa?

Desde o início dos anos 2000, a Nasa (agência espacial americana) planejava abrir mão do transporte de tripulantes para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Depois do desastre com o ônibus espacial Columbia em seu retorno à Terra em 2003, a instituição decidiu focar no desenvolvimento de aeronaves reutilizáveis que poderiam viajar até a Lua.

Um passo necessário para o programa seria envolver empresas privadas no transporte de tripulantes e cargas para a ISS. Em 2014, a empresa SpaceX e a gigante fabricante de aeronaves Boeing foram anunciados como os escolhidos para um contrato com a Nasa de transporte de tripulantes.

Nesta quarta-feira (27) haverá o primeiro lançamento, da Space X. A espaçonave Crew Dragon, acoplada a um foguete Falcon 9, será lançada no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, levando dois astronautas.