Acorda Brasil: Shigeaki Ueki sugere ações para mudar o País

“Precisamos de um choque de mudanças positivas que coloquem o Brasil e a engenharia onde devem estar”.

Educação, Reformar para Mudar, projetos estratégicos do Instituto de Engenharia e os grandes desafios da sociedade predominaram em encontro realizado pelo presidente do Instituto de Engenharia, Eduardo Ferreira Lafraia, com o ex-ministro e presidente da Petrobras, Shigeaki Ueki, na quinta-feira (6), na sede do IE.

Shigeaki Ueki conheceu os projetos e ações estratégicas do IE e ressaltou a necessidade de um olhar mais objetivo sobre a educação, ciência, tecnologia e engenharia como molas propulsoras de mudanças. “Precisamos apoiar ações e atividades que ajudem o Brasil a mudar e dentre elas destaco a educação, custo Brasil, legislação trabalhista, reforma administrativa, energia renovável”, disse.

Ueki chamou atenção para a necessidade de valorizar as coisas boas, positivas e trabalhar firmemente sobre temas que afetam o desempenho da economia e da engenharia. “Há muito a se fazer. Precisamos endossar o que chamo de Acorda Brasil, um choque de mudanças positivas que coloquem o país e a engenharia onde devem estar”, destacou.

O encontro teve as presenças dos vice-presidentes Miriana Pereira Marques (Assuntos Internos) e Ricardo Kenzo (Relações Externas), do coordenador do Grupo de Petróleo & Gás, Eduardo Jardim, e do coordenador do projeto “Ocupação Sustentável do Território Nacional pela Ferrovia associada ao Agronegócio” e ex-presidente do IE, Camil Eid.

Shigeaki Ueki – Perfil

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi Diretor Comercial e Financeiro da Petrobras (de 1969 a 1974), ministro de Minas e Energia no governo Ernesto Geisel (de 1974 a 1979), e o primeiro presidente civil da Petrobras (de 1979 a 1984).