Tocador de áudioTudo começou em Batatais, na garagem do técnico de laboratório Carlos Renato da Silva, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. Ele conta que a equipe surgiu após começar a ensinar para seus filhos e os amigos deles conceitos relacionados à chamada cultura maker.
A cultura maker se baseia no “faça você mesmo” e foi isso que o técnico buscou aplicar com as crianças em todas as invenções que fizeram. Ele conta que, juntos, aprenderam física, ciências e montagem de aparelhos eletrônicos. “Foi um aprendizado mútuo, porque muita coisa eu tinha que aprender para depois ensinar a eles”, conta.
Silva diz que decidiu trabalhar com as crianças após perceber que os jovens que chegam no laboratório da Universidade possuem muito conhecimento teórico e quase nenhum relacionado à prática e solução de problemas do dia a dia. “A equipe de garagem O Mundo das Invenções prepara as crianças para, no futuro, resolverem problemas técnicos na universidade.”
Ouça no player acima a entrevista na íntegra.
Fonte: Jornal da USP