Livro – Guia da construção: do canteiro ao controle de qualidade

Autor: Nelson Newton Ferraz. Editora Oficina de Textos.

Guia da construção civil: do canteiro ao controle de qualidade é um manual prático para o engenheiro que planeja e orça um edifício ou acompanha o dia a dia da obra. Por meio de uma linguagem descontraída e exemplos práticos, o autor transmite seus mais de 40 anos de experiência no planejamento, na construção e na fiscalização de obras.

Em seus três primeiros capítulos, o livro apresenta os diferentes serviços em uma obra, desde a sondagem até a pintura de acabamento, passando por fundações, estruturas e alvenarias, explica como e quando devem ser realizados e indica como supervisioná-los, identificar falhas e corrigi-las. Detalha os procedimentos iniciais e administrativos, como licenciamentos, análise do projeto, planejamento do local da obra, logística do canteiro, aquisição de materiais, contratação de fornecedores e segurança do trabalho.

No capítulo final, o livro trata, além da supervisão direta da obra, das ferramentas de gestão, desde projetos e orçamentos até cronogramas, controles e análise de desempenho. Ao final, o leitor adquire uma visão abrangente e crítica de todo o processo construtivo do empreendimento, permitindo planejá-lo e supervisioná-lo com competência e entregá-lo de acordo com o projeto, a qualidade e o prazo estabelecidos.