Livro – Geometria Analítica Aplicada

Autor: José Abrantes / Editora Ciência Moderna

É possível ensinar/aprender Geometria Analítica de forma concreta, prática e aplicada a problemas reais, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da visão espacial e das habilidades gráficas ou pictóricas (por meio de desenhos e croquis).

Ao interagir teorias, conceitos e exercícios de: Geometria Plana, Trigonometria, Geometria Descritiva, Álgebra e Cálculo Vetorial, este livro apresenta-se como básico e fundamental na formação de: engenheiros, arquitetos, designers, profissionais da Ciência da Computação, professores e licenciandos em Matemática, Física e Representação Gráfica. O livro também atende à formação acadêmica de militares, das diversas forças, que atuarão na área das ciências exatas.

Cada teoria/conteúdo citado no livro, apresenta um desenvolvimento prático, gráfico, aplicado e com muitas imagens. Cabe lembrar que o termo Geometria refere-se à parte gráfica (pictórica), ou seja, desenho ou imagem. Alguém já disse que: “uma imagem vale mais  que mil palavras”.

Neste livro são detalhados os seguintes conteúdos no espaço R2: ponto, coordenadas cartesianas e polares, retas, vetores, as curvas cônicas: circunferência, elipse, parábola e hipérbole. No espaço R3: ponto, coordenadas cartesianas e esféricas, retas, planos, vetores, as superfícies: cone, elipsoide, esfera, paraboloide, hiperboloide, toroide e os helicoides: cilíndrico, cônico e esférico.

O livro tem mais de 830 Imagens geométricas (gráficos e desenhos) e mais de 230 exercícios, sendo mais de 170 detalhados e resolvidos, muitos de problemas práticos e reais, e mais de 60 propostos (com respostas e sugestões para resolução).

A Matemática é fácil, útil e bonita. Difícil é ensiná-la dessa forma.