Livro – Estruturas de Madeira

Editora: ELSEVIER

A madeira é o único material estrutural ecologicamente correto e extraído de fonte renovável. É versátil, de fácil trabalhabilidade, e apresenta baixo consumo energético na sua produção, além de sequestrar gás carbônico da atmosfera, diminuindo o efeito estufa do planeta. Na construção civil a madeira encontra muita resistência ao seu uso principalmente devido aos poucos cursos ministrados na engenharia civil e na arquitetura.

Neste livro são apresentados os critérios de dimensionamento de elementos estruturais de madeira a luz da nova ABNT NBR7190/2019 e exemplos de cálculo, fundamental para os profissionais de projeto e cálculo dessas estruturas, bem como referência de aula para alunos de graduação e pós-graduação interessados no projeto e dimensionamento de estruturas de madeira. Os capítulos estão divididos em partes com a finalidade de identificar as diversas fases de projeto e dimensionamento dos elementos estruturais de madeira.

ESTRUTURAS DE MADEIRA pode ser utilizado como livro-texto em cursos de Engenharia Civil, Engenharia Industrial Madeireira e Arquitetura.