Japão inicia testes do trem-bala de 400 km/h, o mais rápido do mundo

A previsão é que a fase de experimentos na região nordeste do país dure três anos e que seja oficialmente inaugurado apenas em 2030

O Japão iniciou nesta sexta-feira (10) os testes do trem-bala mais rápido do mundo, com capacidade de alcançar 400 km/h. A previsão é que a fase de experimentos na região nordeste do país dure três anos e que seja oficialmente inaugurado apenas em 2030. O projeto é comandado pela Shinkansen, a rede ferroviárias de alta velocidade do país, sob responsabilidade da Japan Railways Group.

Segundo os executivos da companhia, o modelo ALFA-X terá velocidade de 360 km/h quando for liberado para o uso público. A capacidade é 10 km/h mais veloz que o expresso chinês Fuxing, atualmente o mais veloz do planeta.

O modelo de testes é composto por 10 vagões e um nariz longo e pontiagudo, afirmou a CNN. Os testes ocorrerão duas vezes por semana no trajeto de 280 quilômetros entre as cidades Sendai e Aomori. Os experimentos são feitos depois da meia-noite, quando a linha está fechada para operações comerciais.

Em paralelo, a Shinkansen está finalizando os testes do modelo N700S, com velocidade máxima de 300 km/h. Os experimentos iniciaram há pouco mais de um ano e devem ser finalizados até 2020, quando o modelo entrará em operações para os jogos olímpicos de Tókio.

Fonte: IstoÉ Dinheiro