Autor: Marinilza Bruno de Carvalho. Editora Ciência Moderna. Exemplar disponível na Biblioteca do Instituto 

Não é exagerado dizer que estamos diante de uma nova medicina, seja pelos aspectos tecnológicos, seja pelos emergentes conhecimentos envolvidos, seja pelas intensas inovações, seja pela diversidade de novos profissionais envolvidos, seja pela miríade de novos instrumentos a serem adquiridos, operados e mantidos, dentre  muitas outras características que todas estas evoluções determinam.

São várias frentes que vão estabelecendo uma nova medicina, novas formas de cura e de cuidado que estimulam pesquisadores e colocam ao alcance dos profissionais da saúde novas formas de diagnóstico e de tratamento.

Estas emergências proporcionam diagnósticos mais precisos e, em tempos mais curtos, permitem adoção de tratamentos com mais efetividade e mais segurança, tanto para os pacientes como para os profissionais de saúde, possibilitam prever o surgimento de doenças e antecipação de providências, proporcionam a realização de exames mais completos e até mesmo em tempo real, evoluem para procedimentos menos invasivos, dentre muitas outras melhorias no atendimento a pessoas e dos problemas da saúde.

Os equipamentos, procedimentos e medicamentos estão em intensa evolução e são permanentes as pesquisas no sentido de novas descobertas e implantação de novas funcionalidades.

Mas a adoção de tanta novidade exige muita capacitação e muito cuidado com as pessoas. Exige, sobretudo, novas abordagens de gestão.

É neste ponto que se situa a importância de encontros e de textos como este que avança no conhecimento além de estimular a todos na busca da evolução necessária à adoção de todas estas melhorias no cuidado com as pessoas.