Na Plástico Brasil, FAAP aposta em tecnologia e novas ideias

Alunos vão apresentarão roupa feita com fio de polipropileno e peças desenvolvidas a partir de resina da mamona e borra de café

Inteligência artificial, processos transformadores e descarte adequado de embalagens plásticas pós-consumo são os temas das palestras que professores do curso de Engenharia da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) apresentarão na “Plástico Brasil”, feira que apresenta os últimos avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos da cadeia produtiva do plástico. O evento, que também contará com a exposição de novos produtos desenvolvidos pelos alunos da FAAP, será realizado de 25 a 29 de março, em São Paulo.

As palestras ocorrem a partir de terça-feira (26/03), com o professor Antonio Jorge Ferreira Pires, que falará sobre os desafios da Engenharia do futuro nos processos transformadores. Na quarta-feira (27/03), será a vez do professor Gustavo Corrêa Mirapalheta, que destacará o glamour dos novos aplicativos de inteligência artificial nas empresas. A professora Cristiane Lima Cortez abordará o destino das embalagens plásticas pós-consumo, na quinta-feira (28/03).

Um dos projetos apresentados pelos alunos tem foco na área de Moda: uma roupa em tricô, produzida com fio de polipropileno – que venceu concurso realizado pela Braskem e participou do último desfile no SP Fashion Week. As autoras da inovação são as alunas Raíza Marques e Maria Eduarda Costa. O outro desenvolvimento é na área do Design, da ex-aluna Ana Paula Naccarato, que construiu peças, como bandejas, luminária e relógio de parede, a partir de resina da mamona e borra de café. Atualmente, Ana possui uma empresa, a Recoffee, que produz e vende as peças.

“Esses são apenas dois trabalhos entre o portfólio de inovações dos alunos, que revelam a multidisciplinaridade, integração e simbiose de áreas que promovemos na FAAP, muito em função da diversidade de cursos e do ambiente multicultural”, informa o professor do curso de Engenharia da FAAP, Regis Pasini. Ele lembra que os trabalhos são exemplos de criatividade, talento e visão empreendedora das alunas.

A Plástico Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e das principais entidades do setor.

_____

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Fonte Assessoria de Comunicação FAAP

COMPARTILHAR