Livro – Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários

Autores: Aline Veról/ Elaine Vazquez/ Marcelo Miguez. Editora ELSEVIER. Exemplae disponível na Biblioteca do Instituto.

Sistemas Prediais Hidráulicos E Sanitários: Projetos Práticos E Sustentáveis tem como propósito abrir horizontes para projetos que congreguem desafios dos profissionais de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, encontrando um ponto de equilíbrio entre proposta de traçado e dimensionamento, integrado aos demais sistemas da edificação, em um enfoque usualmente não abordado nos livros mais tradicionais de sistemas prediais. Esse é um caminho que valoriza a visão sistêmica, sem minimizar a preocupação técnica, e busca discutir sustentabilidade no nível da edificação, com seu rebatimento para o espaço urbano.

Dessa forma, este livro busca construir o conhecimento em torno do projeto de Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários, levando o leitor a:

  • Projetar os Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários segundo uma lógica integradora, considerando as interações e interferências recíprocas com os demais sistemas prediais (arquitetura, estruturas e paisagismo, por exemplo) e adotando conceitos de sustentabilidade.
  • Desenvolver visão crítica e considerar as particularidades do projeto de Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários em diferentes tipos de sistemas construtivos – concreto armado, alvenaria estrutural e aço.
  • Desenvolver as técnicas de apresentação gráfica formal dos projetos de Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários, bem como compreender os procedimentos para a legalização dos mesmos nos órgãos competentes.
  • Fixar os conceitos desenvolvidos no corpo do livro, com a realização de exercícios e a possibilidade de visualizar diferentes projetos por meio de exemplos, materializados por meio de material disponibilizado na web, com pranchas de projeto, maquetes em 3D e memórias de cálculo.