Livro – Análise matricial de estruturas com orientação a objetos

Autor - Luiz Fernando Martha / Editora PUC-Rio. Exemplar disponível na Biblioteca do Instituto.

O cálculo dos deslocamentos e tensões é uma das atividades mais importantes da Engenharia, pois é responsável pela segurança das pessoas e integridade das edificações.

Atualmente, essa atividade é realizada com o uso de computadores e, portanto, a disciplina de Análise Matricial das Estruturas se tornou fundamental para a formação dos engenheiros. Essa disciplina, entretanto, requer que os alunos desenvolvam programas para compreender os conceitos e algoritmos envolvidos. Como desenvolver programas em cursos de Engenharia Civil ou Mecânica é uma questão difícil, a metodologia da Programação Orientada a Objetos (POO) traz muitos benefícios para o desenvolvimento de programas, tais como estruturação, clareza e reuso. Fundamental para o desenvolvimento de sistemas complexos, essa metodologia já é consagrada nos cursos de Informática. Compreendê-la em toda sua extensão, no entanto, demanda esforço e por isso não é comum vê-la fora dos cursos que formam programadores profissionais.

Somente alguém com a experiência e o conhecimento do professor Luiz Fernando Martha poderia apresentar os conceitos de POO e de Análise Matricial das Estruturas de forma simples e clara como são apresentados neste livro. A atividade multidisciplinar que se dedicou com entusiasmo tanto á educação quanto ao desenvolvimento de projetos complexos.

O livro é um marco no ensino de Análise Matricial e também importante para ensino de Orientação a Objetos. Em vez de disputarem a atenção do leitor, os conceitos de ambas as disciplinas se complementam, uns servindo de exemplo para os outros.

Parabéns ao professor Luiz Fernando, à Editora PUC-Rio e à Elsevier. Tenho certeza de que o livro, além de uma contribuição importante, será também um sucesso de público.

MARCELO GATTASS

Professor titular do Departamento de Informática/PUC-Rio