“Planejamento e Gestão de Cidades” é tema de curso na USP

Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da USP formou 1.800 alunos em 2018

“As cidades brasileiras e, em especial, as mais populosas regiões metropolitanas, da qual São Paulo é o exemplo extremo, têm enfrentado grandes desafios – resultado de um processo de urbanização acelerado que não veio acompanhado da implantação de um planejamento urbano compatível. Esses desafios são conhecidos: habitação precária, sistema de transporte insuficiente, forma urbana adversa (moradias longe das oportunidades), enchentes, áreas de risco entre outros.”
“As políticas para superação desses desafios são complexas, já que a dinâmica da vida urbana nas cidades não tem uma lógica setorial, exigindo políticas públicas integradas e bem desenhadas.” A afirmação é de Miguel Bucalem, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP.
Bucalem é o coordenador do curso “Planejamento e Gestão de Cidades”, oferecido pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da USP (www.pecepoli.com.br/PT/PGC). A carga horária do curso é de 420 horas, sendo 360 horas referentes a 12 disciplinas e 60 horas a uma monografia, com duração total de 2 anos. A primeira turma iniciou o programa em fevereiro de 2014. Uma nova turma surge anualmente, sendo que a próxima começará em fevereiro de 2019.
“Ao apresentar os conteúdos técnicos que capacitam para o exercício pleno das atividades de planejamento e gestão de cidades, os profissionais são habilitados para uma atuação de forma integrada, rompendo a divisão setorial que é comum nas estruturas administrativas de governo”, explica o professor Bucalem.
As temáticas cobertas neste curso por meio de disciplinas em: planejamento urbano, projeto urbano, meio ambiente urbano, habitação, mobilidade e logística, gestão urbana, direito urbanístico, economia urbana, cidades inteligentes, governança urbana e coesão social formam os profissionais para enfrentar os desafios atuais das cidades. Os formandos recebem o certificado de Especialista em Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade de São Paulo (USP).
Informações e inscrições:
Tel.: (11) 2998-0000
email: [email protected]
Hotsite do curso: https://pecepoli.com.br/PT/PGC/
Sobre o PECE
O Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP (PECE) harmoniza o seu portfólio de cursos para sintonia com as demandas da sociedade. A abordagem da USP, de combinar sua experiência com especialistas locais e estrangeiros, é a fórmula para minimizar o tempo para atender a demandas tão desafiadoras. A intensa atividade de cursos de extensão, que já certificou dezenas de milhares de especialistas desde 1976, provou ser a maneira mais eficaz de unir as empresas do meio acadêmico e empresarial.
No ano de 2018 o PECE ministrou cursos para 1.800 alunos, cobrindo as áreas de Automação, Qualidade, Produção, Manutenção, Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Tecnologia da Informação, Direito Digital, Engenharia Financeira, Ambientais, Produtos e Serviços, Gestão de Resíduos Sólidos, Inovação Sustentável, Planejamento e Gestão de Cidades. Para 2019 o PECE acrescentou a Especialização em Fábrica Digital e Indústria 4.0: Novos Negócios com Tecnologias Inovadoras, para atender as necessidades de modernização dos processos produtivos, e Aplicações e Inovação com Redes Wireless, esta fundamental na modernização de serviços nas cidades.
O PECE pode compor cursos de acordo com necessidades específicas de empresas, para o que conta com recursos da própria USP, assim como com a facilidade de buscar especialistas no Brasil e no exterior.

 

Fonte Assessoria de Comunicação PECE