Pós-graduação prioriza o ordenamento sustentável das cidades

Programa na área de Direito da FAAP passa a contemplar a complexidade jurídica do ambiente urbano

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) vai oferecer um novo curso a partir de 2019, com um enfoque diferenciado sobre temas que envolvem os processos de urbanização e a política nacional de desenvolvimento das cidades.

Trata-se da pós-graduação Cidades Sustentáveis: Direito Urbano e Meio Ambiente, criada por um grupo de acadêmicos e profissionais especializados nas áreas do Direito e Meio Ambiente, capaz de apresentar um olhar interdisciplinar para um tema tão complexo. O programa é dirigido a gestores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, como a Ambiental, Arquitetura, Administração, Direito e Engenharia.

“É preciso repensar o papel do Direito na cidade, sob o viés da sustentabilidade e de uma sociedade globalizada”, afirma a professora e coordenadora do curso, Carla Luguori. Ela lembra que ainda há uma grande dificuldade em construir uma verdadeira cidadania ambiental, com a participação efetiva da sociedade na definição de políticas públicas de uso e de gestão das cidades.

O curso prepara o profissional para enfrentar questões contemporâneas por meio do Direito Urbanístico e de instrumentos específicos de gerenciamento urbano. Entre os assuntos a serem debatidos em salas de aula, destaque para o Plano Diretor, o Estatuto da Cidade, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, além de abastecimento de água, saneamento básico e poluição do ar, entre outros.

Direito Penal e Empresarial

A FAAP ainda tem uma nova especialização para 2019. É o Direito Penal Empresarial. O curso possibilita um estudo apurado da criminalidade econômica, dos crimes de colarinho branco e também de outros crimes que ocorrem no âmbito empresarial e que são – cada vez mais – objeto de interesse dos estudantes e profissionais da área jurídica. Também são analisadas as formas de prevenção de atos delituosos, evitando uma responsabilização criminal da empresa e de seus dirigentes – o denominado criminal compliance.

Na área de cursos de extensão há diversos temas para o próximo ano: Direito Autoral; Direito Digital; Direito do Consumidor; Direito, Arte e Literatura; Gestão Jurídica Estratégica nas Empresas – Excelência nos Departamentos Jurídicos; O Sistema Multiportas de Resolução de Conflitos – “Multi-door Dispute Resolution“; Os Novos Desafios do Combate à Criminalidade Organizada Econômica e o Compliance Criminal; e Planejamento Sucessório.

As aulas de todos os cursos de pós-graduação e de extensão da FAAP são ministradas por professores renomados, com larga experiência prática e teórica sobre suas especialidades.  Informações disponíveis no site www.faap.br/pos ou pelo telefone (11) 3662-7449.

Fonte Assessoria de Comunicação FAAP