Pós-graduação em Engenharia da FAAP amplia proximidade com as práticas do Mercado

Curso adota sistema de avaliação diferenciado com projetos, trabalhos, dinâmicas e montagem de startup

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) decidiu intensificar a presença das práticas do mercado dentro da sala de aula. Na área de Engenharia, firmou parceria com grandes empresas do setor, para criar a pós-graduação Real Estate & Construction Management (RE&CM).

Todo o programa do curso foi elaborado com o apoio de executivos de grandes companhias, que estão na linha de frente da área e sabem quais são as necessidades e a formação exigida dos profissionais. Entre as empresas destaque para a Atlas Schindler, BKO Incorporadora, Brazilian Real Estate Investment (BREI), Centro de Tenologia de Edificações (Cte), Grupo Zap, Saint-Gobain e 77CO.

“Criamos um curso completo, prático e com o propósito de unir o mundo acadêmico ao mercado da engenharia civil e arquitetura”, assegura o coordenador e professor, Fábio Luis Garbossa Francisco, engenheiro civil e especialista em planejamento e gestão de obras, com mais de 25 anos de atuação em grandes empresas do setor. O RE&CM, lançado em 2018 com mais de 20 alunos, já está com as inscrições abertas para a segunda edição de 2019.

Os pilares da pós-graduação, conforme explica o professor Fábio, são o empreendedorismo, a sustentabilidade, a inovação e a tecnologia. “Nosso objetivo é estudar de maneira global todo o ciclo de um empreendimento imobiliário, começando pela concepção e compra do terreno, incorporação e projeto, construção e assistência técnica pós-obra, abordando sua vida útil e operação”, detalha.

A especialização também aborda temas relacionados às áreas de gestão de pessoas, jurídica e administrativa/financeira. Passa, ainda, noções básicas sobre empreendimentos, como shopping center, galpões e condomínios logísticos, hotelaria, loteamentos, retrofits e segmento econômico.

Conexão com o mercado

Altemir Rivera, diretor da Casa Forte Engenharia& Arquitetura, é um dos alunos da primeira edição. “O que mais me chama a atenção é a ótima conexão do curso com o mercado e a presença de professores especialistas em suas áreas de atuação”, afirma. Segundo Rivera, nas aulas práticas, os alunos visitam grandes empresas do setor e os cases que os professores levam para dentro das salas de aula contribuem muito para o aprendizado dos estudantes. “Outro ponto importante são os ensinamentos sobre como funciona toda a base do negócio”, observa.

O empreendedorismo também é destaque do curso, segundo a opinião da aluna Tuane Fanti Cruz, que aproveita as aulas sobre a área financeira empresarial. “Toda a grade curricular é interessante e muito bem-vinda, as disciplinas são atuais e globais”, diz. Outro detalhe lembrado por Tuane, a partir do próprio exemplo, é a proximidade da pós com a realidade do mercado, o que dá a muitos alunos desempregados a possibilidade de encontrar boas colocações. “O curso auxilia o aluno na recolocação no mercado de trabalho”, comemora.

Cursos livres e de extensão

Além do RE&CM, a FAAP possui mais duas pós-graduações com inscrições abertas para 2019 na área de Engenharia. São elas: Gestão da Informação na Construção e Logística: Modelagem e Estratégias Competitivas.

Há, também, os cursos de extensão e livres: Cultura de Inovação – Fio Condutor da Mentalidade Ágil; Design Thinking for Project Management; Design Sustentável em Arquitetura e Engenharia; Ferramentas Digitais – A Inteligência  a Serviço da Estratégia e dos Resultados; e Introdução à Big Data para Engenharia; Introdução ao Lean; Kanban – Direto ao Ponto; Reciclagem de Materiais e Resíduos; e Aumente sua Competitividade Melhorando seus Processos.

Ainda em cursos livres, outros temas são: Certificações Ambientais: AQUA-HQE e LEED; Business Process Management e Modelagem de Processos; Introdução à soluções Ecoeficientes para Construção; Obras de Fundações e Contenções – Execução, Logística e Gerenciamento de Equipe; Planejamento e Gestão de Obras; Supply Chain – Cadeia de Valor; Ventilação Natural e Eficiência Energética de Ambientes Urbanos e Edifícios; e Agropecuária, Resíduos, Dejetos e Biogás: Oportunidades e Desafios para Geração de Energia.

Mais informações sobre os cursos podem ser conferidas no site da FAAP: www.faap.br/pos ou pelo telefone (11) 3662-7449.

Fonte Assessoria de Imprensa da FAAP