O papel da Engenharia na inclusão social

Desenvolvimento, diversidade e a mulher na engenharia estão na pauta de debate que ocorre na FAAP neste mês

“A engenharia além da tecnologia – diversidade e inclusão” é o tema do evento que a Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza em seu campus de São Paulo, neste mês de outubro. O Simpósio de Engenharia FAAP, como o encontro é denominado, reunirá especialistas do mercado, acadêmicos e alunos para debater os novos desafios da Engenharia no cenário atual.

Para o professor e coordenador do simpósio, Regis Pasini, a Engenharia é uma profissão que tem a missão de resolver problemas e encontrar soluções para melhorar as condições de vida da sociedade. “Para avançarmos, é fundamental enxergarmos o mundo em toda a sua amplitude”, destaca, lembrando que o evento também tem o apoio de outra coordenadora, a professora Thelma Lascala.

Presença confirmada no evento, o representante da United Nations Industrial Development (UNIDO), Alessandro Amadio, anunciará um estudo sobre o desenvolvimento industrial global.  Outra palestrante é Sandra Barros, Líder de Planejamento da Dow Brasil, que abordará a inclusão e a diversidade na empresa.

Catia S. Ferreira, gerente da Engenharia de Materiais, Elementos de Fixação e Veículos de Teste da General Motors para a América do Sul, falará sobre a liderança das Engenheiras. E o arquiteto nas empresas Pedra Verde Ambiental e Licuri Paisagismo, André Graziano, encerra as palestras com uma apresentação denominada Do Parque do Povo à Praça dos Pelados

Incubadora Tecnológica

Além das palestras, os alunos, que participam do InTec, também farão visitas técnicas e apresentarão seus trabalhos no Simpósio. O InTec é um programa que procura incentivar inovações cientificas e tecnológicas, engajando estudantes e professores.

Segundo o coordenador do programa, o professor Rafael Ramalho, há projetos focados em soluções de realidade virtual, realizados por meio do processo BIM, com ferramentas tecnológicas, como óculos de realidade virtual e aumentada (RA/RV).

Outros desenvolvimentos utilizam resina plástica, proveniente de garrafas PET, como insumo para impressoras 3D. “Vamos trabalhar para que a nova área de empreendedorismo da FAAP, o B-Hub, dê apoio e acompanhe os projetos dos alunos”, acrescenta o professor Rafael.

12º Simpósio de Engenharia da FAAP

A engenharia além da tecnologia – diversidade e inclusão

Data: 24/10/ 2018

Local: Auditório 2

Endereço: Rua Alagoas, 903

Informações e inscrições: [email protected] e (11) 3662-7371

 

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno. Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Fonte Assessoria de Comunicação FAAP