Garota de 14 anos cria um aplicativo que ajuda pacientes com Alzheimer

A doença de Alzheimer é a doença do século. Mais de 44 milhões de pessoas sofrem desta doença degenerativa, caracterizada por uma progressiva deterioração mental. As pessoas afetadas podem ter dificuldade em lembrar coisas recentes, o nome das pessoas que desejam ou as datas dos eventos mais importantes de sua vida.

De Nova York, Emma Yang – 14 anos – se comunicava com a avó, em Hong Kong, que sofria de doença de Alzheimer. A distância para manter contato era muito difícil e a doença só piorava as coisas. “Costumávamos conversar através de fotografias que eu enviava, mas nem sempre reconhecia as pessoas que apareciam nelas”, explica Yang.

Yang, desde os oito anos de idade começou a programar e decidiu criar um aplicativo baseado em Inteligência Artificial (AI) e de reconhecimento facial para ajudar as pessoas afetadas por alzheimer, como a avó, para ficar em contato com seus entes queridos e reconhecê-los “Eu li muitas coisas sobre como a IA e o reconhecimento facial estão realmente evoluindo e estão sendo aplicados em mais áreas, especialmente nos serviços de saúde”, diz Yang, em um podcast postado por Sincerely Hueman.

O aplicativo que possui duas ferramentas principais. Por um lado, há o recurso ‘Atualizações’ , que ajuda os pacientes a ver o que seus entes queridos fazem. São os membros da família que enviam fotografias de suas atividades diariamente e o aplicativo usa a identificação facial para rotular seus rostos e permitir que o usuário reconheça quem eles são.

Enquanto a ferramenta que foi chamada de ‘Identify’ ajuda o paciente de Alzheimer a reconhecer sua família e amigos. Através do uso da câmera do celular, uma foto da pessoa é tirada e o aplicativo realiza o reconhecimento facial para indicar ao paciente o nome dessa pessoa e o relacionamento que ela tem com ela.

Mas elas não são as únicas funções. Além disso, se a pessoa afetada pelo Alzheimer tentar chamar o mesmo contato duas ou mais vezes por um período de cinco minutos, o aplicativo irá lembrá-lo que ele acabou de ligar e perguntará se ele ainda deseja continuar a telefonar. Além disso, o aplicativo inclui uma tela de lembrete que lista os compromissos do dia , juntamente com outro contato, que mostra fotos de membros da família e seus nomes.

“Eu sou apaixonado por tecnologia e sua aplicação no mundo real, e acredito que com o seu crescente poder, os problemas que enfrentamos hoje podem ser resolvidos”, ela descreve. A paixão de Yang pela tecnologia vem de longe, quando ele se interessou por codificação e programação quando tinha oito anos de idade. Seu primeiro contato foi através do Scratch , uma linguagem de programação para crianças, e imediatamente, ele aprendeu o desenvolvimento com HTML e CSS Web, os segredos da linguagem Java e para usar aplicativos como o MIT App Inventor.

No momento, “não há aplicações no mercado que realmente ajudem pacientes com Alzheimer em suas vidas diárias”, diz ela.

Fonte Engenharia É