Como tornar a engenharia um campo mais convidativo para mulheres? [vídeo]

Apenas 11% dos engenheiros dos EUA são mulheres. Debbie Sterling é uma dessas mulheres. Durante anos, ela disse em uma palestra no TEDxPSU: “Geralmente, quando digo às pessoas que sou engenheira, elas olham para mim e dizem: ‘Ha! Não, realmente, o que você faz? ou olham para mim e dizem: “Oh, você deve ser algum tipo de gênio”.

Em sua palestra, Sterling explica por que ela acha que sua profissão não deveria ser tão surpreendente, e propõe como podemos tornar a engenharia um campo mais convidativo para jovens garotas.

“As crianças que tiveram melhores resultados em testes de habilidades espaciais cresceram jogando com brinquedos de construção”, diz Sterling. “Eu e minha irmãzinha crescendo, nossos pais nunca nos compraram Legos ou conjuntos de montagem ou lenha de Lincoln. Todos pensávamos que eram brinquedos de meninos.

Essa rejeição de brinquedos de construção simplesmente porque eram “para meninos” dizia respeito a Sterling, então ela foi em uma missão para criar algo novo: um brinquedo que introduzia as garotas à engenharia sem fazê-las se sentirem alienadas. Ela estava determinada: “Eu vou fazer um brinquedo de engenharia para garotas”, ela diz, “e vou dar a eles a oportunidade que eu não tive, para que eles possam descobrir uma paixão por engenharia muito mais cedo do que eu fiz.

Sterling deixou o emprego para criar o novo e perfeito conjunto de brinquedos de engenharia. “Eu fiz toda essa pesquisa”, diz ela. “Eu me encontrei com garotinhas e achei algo realmente interessante. Eu comprava brinquedos de construção e assistia elas brincarem com eles para ver como eles poderiam ser melhorados, e uma e outra vez, as garotas ficavam entediadas com os brinquedos. E então eu dizia: ‘Bem, qual é o seu brinquedo favorito?’ e eles subiam as escadas e traziam de volta um livro e diziam: “Adoro ler. Vamos ler juntas”.

Então, Sterling diz, “eu criei uma idéia muito simples: E se eu juntar essas duas coisas? Espacial mais verbal; um conjunto de construção mais histórias. ”. O resultado foi o GoldieBlox, um conjunto de engenharia emparelhado com histórias.

A palestrante aborda a ideia em sua palestra – que a engenharia é uma indústria predominantemente dominada por homens, mas podemos aumentar o número de mulheres na engenharia – através da história de uma solução em potencial – um conjunto de brinquedos de engenharia baseado em história. A palestrante usa pesquisa, experiência pessoal e recursos visuais para compartilhar como esse brinquedo pode ser útil para tornar a engenharia uma opção de carreira mais “normal” para as mulheres.

Veja o vídeo, abaixo:

Fonte Engenharia É