Seminário Acidentes Prediais – Lições Aprendidas

Assista a primeira parte do evento:

Assista a segunda parte do evento:

 

 

+ Informações:

 

Apresentação:

A data 11 de Setembro tornou-se o marco mundial para profissionais envolvidos nas construções de empreendimentos ocupados por populações numerosas, servindo de alerta global após incêndio e desabamento das duas Torres Gêmeas, em Nova Iorque, no ano de 2001.

Recentemente, precisamente no dia 1° de maio, numa das infelizes redundâncias da vida, o edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, centro de São Paulo, desabou após incendiar-se. Cumprindo com o papel de promover a troca de informações e a valorização da engenharia em nosso país, o Instituto de Engenharia, no próximo dia 11 de setembro, promoverá o Seminário Acidentes Prediais – Lições aprendidas, evento que aglutinará renomados profissionais da cadeia construtiva especializados na prevenção de acidentes em edificações prediais, com destaque àqueles decorrentes dos incêndios, objetivando alertar a comunidade técnica, a sociedade civil e os organismos governamentais sobre a importância de ações conjuntas para prevenir as perdas humanas, bem como os malefícios econômicos e sociais advindos dos acidentes prediais.

Programação

9h – Abertura
Eduardo Lafraia – Presidente do IE
Marcos Penido – Secretário Municipal das Prefeituras Regionais
Jerônimo Cabral – Vice-presidente de Atividades Técnicas do IE
Antônio Guilherme Menezes Braga – Diretor do Departamento de Engenharia de Produção do IE

9h30 – Painel Inspeção Predial -Importância das Inspeções Prediais procurando-se evitar catástrofes e as atuais condições para implantação de Legislação específica

Palestrantes

Edison Ramos de Quadros – Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros
Marco Antonio Gullo – Diretor de Cursos do IE
Miriana Marques – Vice-presidente de Assuntos Internas do IE

11h – Painel Patologia – Estudos técnicos em desenvolvimento para evitar/minimizar o risco das catástrofes decorrentes dos incêndios prediais

Palestrantes
Antonio Fernando Berto – Eng. Civil, Mestre – IPT
Stella Marys Della Flora – Coordenadora da Divisão de Patologia das Construções
Jerônimo Cabral – Vice-presidente de Atividades Técnicas do IE

12h30 – almoço

14h – Painel Estrutura – Premissas básicas a serem contempladas nos projetos estruturais procurando-se evitar/minimizar os riscos de colapso estrutural em incêndios prediais

Palestrantes

Rafael Timerman – Secretário da DT de Estruturas
Thomas Garcia Carmona – Eng. Civil, Mestre – IPT
Roberto Kochen – Diretor do Departamento de Habitat e Infraestrutura
Lucio Martins Laginha – Vice-coordenador da DT de Estruturas

15h30 – Painel Incêndio – Principais causas responsáveis pelos incêndios em edificações e como a sociedade civil pode se precaver
Palestrantes
Carlos Cotta – Coordenador da DT de Incêndio
Tatiana Lourenço Machado – Vice-coordenado da DT de Qualidade e Produtividade

17h – Encerramento

Palestrantes:

Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Engenheiro Civil (Escola de Engenharia de Lins), e Administrador de Empresas, (Mackenzie). Pós-graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia (Faap). Mestre em Habitação na área: Tecnologia das Edificações (IPT). Perito judicial na RMSP e assistente técnico no Sul-Sudeste. Membro do corpo docente de cursos de pós-graduação em Perícias de Engenharia e Avaliações e Engenharia Diagnóstica em Edificações em convênio com entidades diversas. Palestrante e ministrador de cursos de treinamento nos temas: Perícias em Revestimentos; Perícias em Edificações; Inspeção e Manutenção Predial; Engenharia Diagnóstica em Edificações; Norma de Desempenho em edificações. Representante do Instituto de Engenharia na ABNT, na elaboração da Norma de desempenho de edificações – edição 2013; secretário da Comissão de normas da ABNT- CB2 para revisão das normas: NBR 14.037 e NBR 5674 – Manutenção das Edificações, como representante do Ibape; secretário da Comissão de estudo NBR 16.280 – como representante do Instituto de Engenharia. Medalha Hélio de Caires: melhor trabalho de Perícias do XIV Cobreap – Salvador/BA – 2007: Perícias em Fachadas de Edificações – Pintura. Menção Honrosa pelo trabalho: A Engenharia Diagnóstica como instrumento de valorização profissional e da qualidade nas edificações no Instituto de Engenharia – 2011. foi diretor do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto de Engenharia e diretor da J. Cabral Perícias de Engenharia e Avaliações.

 

Edison Ramos de Quadros – Coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros, Engenheiro Civil pela Universidade Guarulhos – UNG e pós-graduando pela Fundação de Ensino Inaciana – FEI. Serviu por 32 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo, dos quais 27 anos no Corpo de Bombeiros e 20 anos na Escola Superior de Bombeiros. Em mestrado e doutorado profissionais, apresentou teses sobre “Análise Crítica da Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros” e sobre “Proposta de Matriz de Competências do Profissional Bombeiro”. Exerce atualmente a função de Diretor da Divisão de Prevenção da Coordenação de Defesa Civil da Cidade de São Paulo.

Miriana Pereira Marques – Engenharia Civil (Faap), foi professora universitária de Maciços e Obras de Terras, Transportes e Mecânica dos Solos na mesma faculdade. Com 25 anos de atuação profissional dedicada à área de Avaliações e Perícias, referente a bens patrimoniais e a imóveis urbanos, comerciais, residenciais, rurais e industriais, é responsável técnica pela área de Avaliações e Perícias da Marques & Marques Engenharia. Assistente técnica do Metrô, Dersa, Receita Federal  e da Procuradoria Geral do Estado. Foi supervisora Técnica de Planejamento Urbano na Subprefeitura do Butantã e assessora da Superintendência de Obras na Siurb, na gestão do prefeito Gilberto Kassab. No Instituto de Engenharia é vice-presidente de Assuntos Internos, membro do Conselho Consultivo, responsável pela organização do Construética, conselheira do CDE, membro da Câmara de Mediação e Arbitragem. Foi vice-presidente de Atividades Técnicas, diretora secretária, secretária da DT de Avaliações e Perícias e vice-coordenadora da DT de Gerenciamento e Empreendimento. Nos últimos anos, vem realizando várias parcerias com as escolas de engenharia, atléticas, centro e diretórios acadêmicos, e empresas juniores, mantendo um laço forte com as escolas de engenharia, agregando sócios universitários e docentes. Incentiva novos cursos no IE, além dos já existentes. Prêmio de Melhor Trabalho Técnico do Ano analisando temas ligados ao exercício da profissão – “Vistoria Cautelar”, em 2008, “Imóveis Tombados”, em 2009 e “Calçadas”, em 2010.

 

Carlos Cotta Rodrigues – Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho; proprietário da Carlos Cotta Engenharia&Inovação; coronel da Reserva do Corpo de Bombeiros de São Paulo; coordenador das Normas da ABNT de “Pressurização de Es – cadas” e de “Controle de Fumaça em Edificações”. Especialista em sistemas de proteção contra incêndio e de sistemas de controle de fumaça em edificações. Consultor na área de Engenharia de Incêndio, responsável por diversos projetos, assessorias e instalações de sistemas de pressurização de escadas, detecção de incêndio, controle de fumaça, sistema de chu – veiro automático. Membro voluntário da ABNT. Coordenador da Div. Técnica de Engenharia de Incêndio do Instituto de Engenharia.

 

Roberto Kochen – Diretor do Instituto de Engenharia desde 2002, ocupando atualmente o cargo de diretor do Departamento de Habitat e Infraestrutura. Foi diretor de Engenharia da Abemi – Associação Brasileira de Engenharia e Montagem Industrial; presidente do Conselho Técnico da Upadi – União Panamericana de Associações de Engenharia – representando 2,35 milhões de engenheiros no continente americano, e diretor Técnico da Upadi. É professor doutor (aposentado) de Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, presidente e diretor Técnico da GeoCompany, empresa brasileira de atuação internacional, especializada em Geologia, Geotecnia e Meio Ambiente e Consultor de Túneis e Geotecnia em diversos empreendimentos de energia, transporte e saneamento, no Brasil e no exterior.

 

Marco Antonio Gullo – Engenheiro Civil, Pós-Graduado em Perícias de Engenharia e Avaliações, Pós-Graduado em Administração de Empresas, diplomado em cursos de extensão em Patologias Construtivas e Avaliações de Imóveis, Mestrando em Tecnologia da Habitação pelo IPT, Diretor de Cursos do Instituto de Engenharia, Ex-coordenador da Câmara Técnica de Perícias em Edificações do IBAPE/SP, Docente em cursos de especialização e pós-graduação, coautor de livros enfocando Engenharia Diagnóstica, Assistente Técnico Judicial e Consultor técnico de renomadas empresas de construção, carreira desenvolvida mediante construção e fiscalização de 180 mil m² de empreendimentos prediais, participação como consultor em importantes veículos de comunicação, entre os quais EDITORA ABRIL, R7  C e REDE GLOBO; sócio diretor da MG CONSULT Engenharia.

 

Antonio Fernando Berto – Engenheiro Civil pela EESC/USP; mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Pesquisador e chefe do Laboratório de Segurança ao Fogo e a Explosões – LSFEx do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Coordenador de inúmeros trabalhos de pesquisa na área de segurança contra incêndio, envolvendo a pesquisa de cerca de 200 grandes incêndios no Brasil e diversos trabalhos de pesquisa e inovação na área de proteção contra incêndio. Docente no curso de Mestrado Profissional do IPT na disciplina Segurança Contra Incêndio no Ambiente Construído. Coordenador das Comissões de Estudos de Reação ao Fogo dos Materiais e de Vedações Corta-fogo do CB 24 (Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio) da ABNT.

 

Thomas Garcia Carmona

Engenheiro pela FAAP, Mestre pela POLI-USP e especialista pelo Instituto Eduardo Torroja – Espanha. Atua a mais de 20 anos em Patologia das Construções e Projeto Estrutural. Sócio da CARMONA Soluções de Engenharia. Diretor da ABECE desde 2007. Diretor região Sudeste da ALCONPAT Brasil – Associação Latino-americana de Controle de Qualidade e Patologia das Construções. Professor de diversos cursos de graduação e pós-graduação na área de estruturas e sua patologia.

 

Rafael Timerman

Engenheiro Civil, graduado em 2008 pela Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sócio-Gerente da ENGETI CONSULTORIA E ENGENHARIA S/S Ltda., empresa de consultoria e projetos estruturais.
Coordenador de diversos projetos de reabilitação, reforço e alargamento de estruturas de OAEs, com intervenções em mais de 300.000,00m² de tabuleiro, dentre estes o projeto e supervisão das obras de recuperação e troca de cabos da Ponte Pênsil de São Vicente.
Membro do IABSE (International Association for Bridge and Structural Engineering), IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas – Grupo Brasileiro do IABSE), ABCIC (Associação Brasileira de Construção Industrializada de Concreto), ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e ACI (American Concrete Institute). Membro do comitê 364 para Reabilitação de Estruturas de Concreto do ACI.
Professor de cursos de pós-graduação para reabilitação, reforço e inspeção de estruturas de pontes e viadutos.

 

Stella Marys Della Flora – Engenheira Civil pela FAAP, em 2012, pós-graduanda em Engenharia Diagnóstica – Patologia e Perícias na Construção Civil pelo INBEC, especialista em Engenharia Diagnóstica com trabalhos de vistorias, inspeções, auditorias e perícias realizados para as construtoras e incorporadoras tradicionais do mercado brasileiro. É coordenadora da Divisão de Patologia das Construções do Instituto de Engenharia, além de sócia e perita no Gabinete de Perícias Gomide.

 

Tatiana Lourenço Machado

Engenheira Civil, pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente é coordenadora de Projetos da Alumistar Engenharia Ltda.

 

 

 

Patrocínio:

 

Apoio Institucional: 

COMPARTILHAR