Inovações Metroviárias – Missão técnica BIM em Londres e Paris

167

Assista o vídeo da palestra:

 

 

 

+ Informações:

 

 

 

 

 

  • CONVITE
O Instituto de Engenharia e a Companhia do Metropolitano de São Paulo – METRÔ têm o prazer de convidar para palestra sobre a visita de missão técnica desta Companhia ao Reino Unido e à França, referente a empreendimentos em que planejamento, projeto, obra, operação e manutenção são realizados em processo BIM (Building Information Modeling).
Data:  28 de agosto de 2018, quinta-feira, das 8h30 às 12h30
Local: Instituto de Engenharia – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana, São Paulo/SP
  • INOVAÇÕES METROVIÁRIAS – MISSÃO TÉCNICA BIM EM LONDRES E PARIS
Um mundo cada vez mais tecnológico, mais digital. É uma Mega Tendência, como uma avalanche a transformar tudo onde vivemos. A Europa e os países desenvolvidos, tomados por uma visão de futuro, orientam seus esforços para serem protagonistas desta Transformação Digital mais do que anunciada. Na indústria da construção, o BIM (Building Information Modeling) é a principal vertente para a digitalização, resultando aumento de produtividade, redução de custos e conexão com um mundo digital.
Na última década, o BIM se tornou obrigatório para obras públicas em países como o Reino Unido e tornou-se, também, um forte instrumento para muitos governos, com o propósito de implantar grandes obras de infraestrutura. Seguindo a tendência mundial, o Metrô de São Paulo, responsável pela implantação de grandes empreendimentos de infraestrutura, há quatro anos, já utiliza o BIM em seus projetos básicos e está ampliando o conhecimento e domínio desta metodologia para todas as suas áreas de atuação.
Corroborando esta ação, o Metrô enviou missão técnica ao Reino Unido e à França para tomar contato com as inovações no âmbito da arquitetura, engenharia e construção. Um dos pontos altos desta missão foi a visita às obras do Crossrail, nova linha de trem chamada de Elizabeth Line, que irá cruzar Londres e conectar-se a outras cidades da região. Em Paris, foram as cinco novas linhas de metrô que estão sendo desenvolvidas, compondo o projeto Grand Paris Express.
Todo o planejamento, o projeto, a obra, a operação e a manutenção desses empreendimentos são executados em processo BIM.
  • PROGRAMA
08h30 – Recepção, Inscrições e Café: Saguão de entrada do Instituto de Engenharia
09h00 – Abertura do Evento: Pronunciamentos do Presidente do Instituto de Engenharia e dos Presidentes da ANTP e da AEAMESP
09h30 – Inovação Tecnológica do Metrô de São Paulo: Alberto Epifani, Diretor de Planejamento e Expansão do Transporte Metropolitano
10h00 – Missão Técnica BIM em Londres e Paris: Eng. Daniel Saccomano e Arq. Ivo Mainardi, líderes do Comitê Inovação BIM no Metrô
11h30 – Sessão de Perguntas: Os palestrantes estarão à disposição do público para os esclarecimentos solicitados.
12h00 – Encerramento do Evento
  • APOIO INSTITUCIONAL
  •  REALIZAÇÃO
Eng. Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto – Vice-presidente de Atividades Técnicas
Eng. Ivan Metran Whately – Diretor do Depto. de Engenharia de Mobilidade e Logística
Eng. Fernando José de Campos Marsiglia  DT. de Transporte Metropolitano
Eng. Antonio Guilherme Menezes Braga  Departamento de Engenharia de Produção
Engª. Regina Coeli Ruschel  DT. de Informática
COMPARTILHAR