O desafio de inovar

A nova coordenação da Divisão de Informática do Instituto de Engenharia iniciou sua atuação em 08/2018 recebendo da presidência do Instituto o desafio de pensar o Brasil do Futuro e trazer inovação para seus associados. A coordenação é exercida pela Profa. Dra. Regina Ruschel e a Arq. Meire Garcia.

Regina Ruschel foi professora e pesquisadora em templo integral e dedicação exclusiva da UNICAMP por 32 anos, tendo se aposentado em 2016. Desde então, continua seu vínculo com a UNICAMP como professora e pesquisadora colaboradora nos programas de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. É pesquisadora sênior em Modelagem da Informação da Construção (BIM), tendo formado vários mestres e doutores na temática, recebido prêmios e publicado artigos científicos. Formulou e coordena a especialização Master BIM Especialista no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia em São Paulo. É engenheira civil, com Mestrado em Mecânica dos Solos, doutorado em Engenharia da Computação e Automação e Livre Docente em Projeto Auxiliado por Computador.

Meire Garcia é arquiteta que desenvolve projetos e acompanhamento de obras no mercado residencial corporativo e institucional. Tem expertise em projetos de retrofit educacionais. Também atua na gestão de cursos de extensão. Tem conhecimento acadêmico em Modelagem da Informação da Construção.

Iniciamos o olhar para inovação avaliando como a Internet impactou nossa sociedadecriando oportunidades para o empreendedorismo por meio do acesso aberto e ilimitado a informação e ferramentas de colaboração. Sugerimos a inspiradora perspectiva apresentada por Joi Ito, diretor do MIT Media Lab, numa palestra TED:

https://www.ted.com/talks/joi_ito_want_to_innovate_become_a_now_ist?rid=d68Rc2GMi7vI

Portanto, destacamos as oportunidades de fomento a inovação, promovida pela FAPESP, para aexecução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo:

http://www.fapesp.br/pipe/

O setor da construção também está interessado em inovar. Uma matéria do ESTADÂO de 22/08/2018 dá destaque a esta demanda:

https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,setor-de-construcao-busca-startups-para-romper-ciclo-de-pouca-inovacao,70002467453

E assim iniciamos o despertar para inovação, pela inspiração e divulgação de oportunidade.

Regina & Meire