Big Data e o aprendizado de máquina

O novo burburinho do momento é a Inteligência Artificial possibilitando o aprendizado de máquina baseado na análise de dados coletados em grande quantidade, isto é, a BIG DATA. Mas como isto é possível? Como se coleta estes dados? Que dados são estes? Como o dado é processado? Que máquina aprende o que?

Separamos o artigo dos professores Reza Akhavian e Amir Behzadan, da California State University East Bay e Texas A&M University respectivamente, que muito didaticamente apresentam um case de simulação da construção guiado por dados.

Os professores explicam que modelos de simulação tradicionais são construídos com base em premissas de engenharia e opiniões de especialistas sobre os parâmetros de simulação. Neste artigo, estes pesquisadores desenvolvem uma estrutura baseada em aprendizado de máquina projetada e implementada para extrair as durações das atividades executadas pelos trabalhadores da construção civil a partir de sensores vestíveis. O framework desenvolvido usa sensores de acelerômetro e giroscópio embutidos em smartphones usados pelos trabalhadores de campo. A análise dos dados coletados é aplicada para treinar algoritmos de aprendizado de máquina capazes de detectar e classificar as atividades dos trabalhadores da construção civil. Os resultados indicam que os smartphones podem ser usados como meios onipresentes, computacionalmente poderosos e eficazes em termos de custos para habilitar simulação de eventos discretos de construção baseados em dados com confiabilidade aprimorada em relação aos modelos de simulação tradicionais.

https://www.itcon.org/paper/2018/1

E fica a dica, o Journal of Information Technology in Construction (ITcon) é OPEN ACESS. Trata-se de um periódico acadêmico sobre o uso de TI em arquitetura, engenharia civil e gerenciamento de instalações.

Se o artigo é muito científico. Então escolhemos esta matéria do Olhar Digital que ajuda a compreender a ideia informalmente.

https://youtu.be/OMBGEQ3pjMw

Desejamos a todos uma boa leitura.

Regina & Meire
Coordenadoras de Divisão de Informática do IE