Rogério Chequer fala sobre como pretende aumentar a eficiência do Estado

Pré-candidato do Partido Novo ao governo de São Paulo palestrou a associados das entidades que compõem a Frente Reformar para Mudar

Um dos líderes do Movimento Vem Pra Rua, Rogério Chequer, foi recebido na tarde desta terça-feira  (12/06), na sede do Secovi-SP, pela Frente Reformar para Mudar, em ciclo de debates que entidades de classe realizam com pré-candidatos à Presidência da República e ao governo estadual. Chequer foi indicado pelo Partido Novo a disputar o cargo de governador de São Paulo.

Reduzir o tamanho do Estado e aumentar a eficiência de suas secretarias, empresas e autarquias foram as principais bandeiras levantadas por Chequer. “Só na ‘1ª instância’, hoje, o governador de São Paulo recebe 87 reports diretos”, disse. De acordo com o pré-candidato, quando se vai investigar o desempenho de toda essa estrutura, percebe-se uma lacuna enorme em termos de funcionamento e eficiência – entre o que é e o que deveria ser.

Chequer disse que, caso eleito, pretende reestruturar esse maquinário. Como, segundo ele, o modelo de composição de apoio político vigente hoje exige a distribuição de cargos públicos em prol de apoio, há possibilidade de rever esse tamanho. De acordo com o pré-candidato, sua campanha não fará coligações apenas para ter mais tempo de TV, mas será mandatório afinidade de compromissos programáticos.

“Temos cinco prioridades: saúde, educação, transporte, segurança e habitação.  Vamos conversar [caso eleito] com a Assembleia Legislativa e mostrar como isso é bom para a sociedade”, acentuou. Para dirigir as empresas, secretarias e autarquias, mostrou-se disposto a nomear técnicos e profissionais, aumentando a eficiência e poupando recursos públicos.

Referindo-se à desburocratização, Chequer demonstrou-se favorável ao modelo de autodeclaração para licenciamentos. “Isso pode funcionar. Apenas precisamos ver meios para evitar que eventuais erros acabem virando mastodônticos, e possam ser corrigidos no tempo certo”, afirmou. “Muitas vezes, não precisamos interferir no processo do empreendedor. Basta não atrapalharmos. ”

O pré-candidato também se mostrou disposto a dialogar com Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado a fim de mostrar como o orçamento do governo estadual pode ser melhor trabalhado.  “Queremos alinhar as políticas para mostrar a essas instituições que podemos todos ir em uma mesma direção”, frisou, visando a mais benefícios para os cidadãos.

“A diminuição da burocracia, oferta de mais moradias, licenciamento ambiental descomplicado e meios de incentivar a livre-iniciativa e que protejam a propriedade privada são pontos importantes para nós”, disse Flavio Amary, presidente do Secovi-SP, em relação a aspectos que dizem respeito à atuação do governo estadual.


Pré-candidato foi recebido por membros da Frente Reformar para Mudar

Confira cobertura fotográfica do evento em nosso Flickr.

Próximo debate – Geraldo Alckmin, pré-candidato pelo PSDB à Presidência da República, é o próximo convidado para o ciclo de debates. O evento ocorre na sede do Instituto de Engenharia, na capital paulista, dia 18/6 (segunda-feira), a partir das 8 horas. Informações e inscrições aqui.

Autor: Assessoria de Comunicação do Secovi-SP