Livro – Controles internos e cultura organizacional

Autor - Marcos Assi / Saint Paul Editora. Exemplar disponível na Biblioteca do Instituto.

A segunda edição de Controles internos e cultura organizacional – Como consolidar a confiança na gestão dos negócios traz as atualizações sobre a legislação do sistema financeiro e propicia a especificação e quantificação das melhores técnicas e práticas de controles internos, com base nas instruções dos mais variados órgãos regulamentadores nacionais e internacionais.

A obra apresenta a nova Lei n. 12.683/2012, que torna mais eficiente a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, e também metodologias para prevenção de atos ilícitos e indicadores para evitar possíveis erros e fraudes, além de abordar a política “conheça seu cliente”.

O autor desenvolve um diagrama no qual destaca a importância do controle interno para captação e manutenção de clientes, para monitoração financeira, contábil, tributária, de vendas, de compras, de estoque, de cobrança, de paga mentos, de obrigações e de ativos e derivativos, que garantem a qualidade das informações, a segurança da empresa e geram retorno para todas as partes envolvidas no negócio.