Um norueguês desenvolveu uma tecnologia que transforma areia do deserto em solo fértil para plantio

201

Uma empresa fundada pelo cientista norueguês Kristian Olesen, desenvolveu uma tecnologia chamada Liquid Nano Clay (LNC) que combina nanopartículas de argila e água e as transformam em um novo componente. O produto vai tornar possível o plantio no deserto.

 A areia não possui capacidade suficiente de retenção de líquido, impossibilitando o cultivo da maioria dos alimentos. Quando misturado à areia do deserto, o LNC permite que o solo arenoso passe a reter água, tornando o deserto em um solo fértil.

Para transformar o solo do deserto em um solo bom para o plantio é um processo bem simples e feito diretamente no local. O componente é aplicado no sistema de irrigação comum por todo local, assim o componente retêm a água como uma esponja, criando uma camada de 40 a 60 cm de terra fértil.

Os processos anteriores levavam um grande tempo, aproximadamente 15 anos. Já com o produto LNC, isso pode ser possível em apenas 7 horas e dura até cinco anos.

O custo da tecnologia ainda é bem alto. Um hectare tratado com essa técnica custa pelo menos $ 1.800,00 dólares. A ideia da Desert Control é vender inicialmente a argila líquida para governos regionais para depois expandir para o público consumidor.

Fonte Engenharia E

COMPARTILHAR