Primeira usina nuclear flutuante da Rússia inicia sua primeira viagem

A primeira usina nuclear flutuante do mundo, a Akademik Lomonosov, de 70 megawatts, iniciou sua primeira viagem em São Petersburgo, anunciou o Greenpeace em uma declaração alarmante.

O navio, lançado para fornecer energia a regiões litorâneas geograficamente desafiadoras, como as regiões subárticas da Rússia, começou a se dirigir para Murmansk, uma cidade localizada no final de uma baía profunda no mar de Barents.

A usina nuclear flutuante tem um longo caminho pela frente, de acordo com um comunicado  divulgado pela gigante nuclear controlada pelo Estado e construtora da Akademik Lomonosov Rosatom. O navio está programado para ser rebocado pela Noruega, abastecido em Murmansk em 2019 e depois navegado para o Ártico para abastecer a cidade de Pevek,  uma usina de dessalinização e plataformas de perfuração.

A notícia tem preocupado o Greenpeace, vários outros países e a mídia que apelidaram  o navio de “nuclear Titanic” e sua missão “Chernobyl on ice”. O ruído que rodeia as atividades da Akademik Lomonosov já causou o descarrilamento do navio uma vez.

Inicialmente, a planta flutuante deveria ser carregada com combustível nuclear e testada no estaleiro de São Petersburgo,  em águas da Estônia, a Finlândia, a Letônia, a Lituânia e a Suécia. Uma petição organizada pelo Greenpeace Rússia e apoiada pela pressão dos estados bálticos viu a missão mudou-se para Murmansk.

“Testar um reator nuclear em uma área densamente povoada como o centro de São Petersburgo é irresponsável”, disse Jan Haverkamp, ​​especialista nuclear do Greenpeace Central e do Leste Europeu. No entanto, o movimento não aliviou as preocupações do grupo ambientalista.

“Este empreendimento perigoso não é apenas uma ameaça para o Ártico, mas, potencialmente, para outras regiões naturais densamente povoadas ou vulneráveis ​​também”, disse Haverkamp.

Fonte Engenharia É