FAAP avança nos estudos da Indústria 4.0

Nesta FEIMEC, professores e alunos dos cursos de Engenharia da instituição apresentam pesquisas e projetos relacionados à 4.ª revolução industrial

A Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) esta presente na FEIMEC 2018 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, com a exposição de dois projetos desenvolvidos por alunos e a apresentação de palestras de professores. “É uma excelente oportunidade para apresentar ao mercado o alinhamento da proposta acadêmica dosnossos cursoscom as tendências da indústria”, afirma o professor Regis Pasini.

Um dos projetos é o aplicativo ATIVA (acrônimo de Automação interaTIVA), cuja função é programar e controlar uma bancada, que representa um sistema automatizado industrial. Seu funcionamento é simples: a comunicação com umControlador Lógico Programável (CLP) – um tipo de computador industrial – é realizada por meio de umsmartphone, que permite reconfigurar a sequência das operações.

Para o professor, é um sistema que pode ser utilizado perfeitamente pela indústria. Os autores do estudo são os alunos Bruno Bode do Nascimento, Emerson Alves Carvalho, Ricardo Fernandes Rocha Lopes e Wesley Alves da Silva, sob a orientação foi do professor Rodrigo Viana. A primeira fase dos trabalhos foi apresentada no Projeto Incubadora Tecnológica (InTEC) da FAAP, realizado  em 2017.

A outra exposição, que também é objeto de palestra, é do ex-aluno Rafael Cimati. A proposta é utilizar um novo método, desenvolvido por meio de técnicas computacionais, para prever demandas de bens e serviços e facilitar o planejamento financeiro, de produção, de vendas e de gestão de estoques de uma empresa, minimizando erros. “Em uma primeira avaliação, a proposta alcançou resultados um pouco melhores do que os do método tradicional, mas com esforço de processamento maior”, assegura o orientador, o professor Jorge Luiz de Biazzi.

A presença da FAAP na FEIMEC 2018também inclui uma ampla programação de palestras sobre a indústria 4.0 feitas por professores da instituição: Giancarlo Pereira destacará como implantar a tecnologia4.0 em uma empresa; Renata Costa Nietofaalará sobre as inovações em produtos e processos; Julio Freitas abordará o design thinking como agente de transformação; Audemir Loris terá a segurança de dados como tema de sua participação; e Fernando Reimberg Syrio apresentará o papel do lean em momentos de crise.

A FEIMEC – uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ)–começou na segunda-feira (24/4) e termina na sexta (28/4), no São Paulo Expo Exhibition&Convention Center.