‘Nature’ cria prêmios para reconhecer a presença de mulheres na ciência

Cientistas de todo o mundo podem se inscrever no novo prêmio da revista científica até o dia 11 de junho

PRÊMIO HOMENAGEARÁ INSTITUIÇÕES E PESQUISADORES QUE INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO DE MENINAS E ADOLESCENTES NA CIÊNCIA (FOTO: FLICKR/IFPRI -IMAGES)

Começaram na semana passada as inscrições para o prêmio Nature Research Awards for Inspiring Science and Innovating Science, uma iniciativa que reconhecerá pesquisadoras e organizações que defendam o avanço da igualdade de gênero na comunidade científica.

O prêmio, organizado pela revista científica Nature em parceria com a empresa de cosméticos Estée Lauder Companies, é dividido em duas categorias.

A primeira delas é o Inspiring Science Award, que premiará pesquisadoras que concluíram o PhD nos últimos dez anos e se destacaram por suas descobertas excepcionais. Essa cientistas devem ser indicadas por colegas do próprio Instituto e podem se dedicar a qualquer área do conhecimento.

Já a segunda categoria, o Innovating Science Award, reconhecerá pesquisadoras ou organizações que liderem iniciativas que aumentam o interesse por ciência, tecnologia, engenharia e matemática entre meninas e jovens mulheres. A inscrição para essa categoria pode ser feita pela própria pesquisadora ou organização.

“Isso sustenta a nossa crença de que apoiar desde cedo o interesse em ciência, tecnologia, engenharia e matemática mundialmente é um passo crucial para o crescimento sustentável da representação feminina nesses assuntos”, afirma a revista, que aceitará indicações de cientistas em todo o mundo.

As inscrições começaram no dia nove de abril podem ser realizadas até 11 de junho. Dez indicadas de cada categoria serão anunciadas no dia 24 de julho e cinco finalistas serão apresentadas em quatro de setembro. O anúncio das vencedoras ocorrerá entre outubro e novembro.

As cientistas e organizações que ganharem os prêmios terão US$ 10.000 para investir em suas pesquisas e US$ 5.200 para divulgá-las.

Fonte Galileu