Diretrizes para grupos oficiais de WhatsApp do Instituto de Engenharia

1023

Para solicitar o ingresso em determinados grupos de WhatsApp, o associado ao Instituto de Engenharia deverá enviar uma mensagem via WhatsApp para o número 11.97543.7240 indicando o nome do grupo e fornecendo seu nome e e-mail.  Os interessados que não forem associados ao Instituto deverão fornecer: nome completo, telefones, e-mail, cidade/Estado, formação e área de atuação profissional, escola e data de formatura.

Esses membros deverão ser analisados pelo administrador para aferir a integridade dos dados e permitir, ou não, seu ingresso e participação no respectivo grupo.

O grupo destina-se EXCLUSIVAMENTE ao âmbito da comunicação interna das Divisões Técnicas e para comunicados gerais do Instituto de Engenharia, que terá como política o uso parcimonioso desse canal de comunicação.

Ressalta-se que somente o Instituto de Engenharia pode criar seus grupos que utilizem suas marcas registradas, incluindo o seu nome. É falta grave o uso da marca do Instituto sem autorização explícita de seus representantes legais. Cada Departamento poderá utilizar um grupo oficial do Instituto. A criação dos grupos será feita pela área de Comunicação, que cadastrará como administradores, o coordenador e o secretário do Departamento.

Os administradores serão responsáveis:

– Pelo direcionamento dos temas e a forma de condução dos debates exclusivamente técnicos;
– Pela garantia de que o grupo seja utilizado exclusivamente para o seu fim;
– Pela organização e bom andamento do grupo;
– Pelo cadastro dos membros do grupo.

Conduta

O objetivo dos Grupos de WhatsApp do IE é a discussão de artigos técnicos, sugestões de assuntos para as Divisões, definições de agenda e comunicados do IE, em conformidade com os temas que foram estabelecidos pela Diretoria. Não se espera substituir as conversas e reuniões pessoais, mas apenas dar mais agilidade e manter o senso de unidade das Divisões Técnicas do Instituto de Engenharia.

O uso desses grupos exige atenção a regras de conduta para que possamos garantir a qualidade dos debates e participações. Os membros devem manter todas as discussões dentro do tema do grupo. Se outra pessoa enviar alguma mensagem com conteúdo diverso aos temas do grupo, os administradores deverão excluir a mensagem, sendo que toda e qualquer advertência deverá ser feita exclusivamente pelos administradores.

Não serão toleradas mensagens pessoais ou desrespeitosas a quem quer que seja.

Postagens que não sejam do interesse do grupo deverão ser excluídas de imediato pelos administradores.

Reclamações sobre temas ou comportamentos inadequados devem ser encaminhadas exclusivamente aos administradores do grupo, sendo que estes serão encarregados de apurar os fatos e reportar para a vice-presidente de Atividades Técnicas, que estabelecerá as sanções que entender necessárias, que poderão incluir mera advertência, suspensão temporária ou efetiva exclusão do grupo.

Antes de iniciar uma participação ativa, leia as regras de etiqueta para uso do WhatsApp compiladas pelo Instituto em seu site iengenharia.org.br.

 

COMPARTILHAR