Primeiro carro voador do mundo será comercializado em 2019

A versão de produção do carro voador PAL-V Liberty estreou no Salão do Automóvel de Genebra na Suíça neste ano. A empresa holandesa disse que está trabalhando no processo de certificação final para tornar o carro legalmente comercial. PAL-V também disse que o processo de certificação começaria após o Salão Automóvel de Genebra.

O PAL-V Liberty parece mais um carro de corrida do que uma aeronave, de acordo com especialistas automotivo. O carro tem um corpo estreito e tem dois assentos lado a lado na frente. O carro possui um design triciclo. O rotor necessário para o voo está no topo e se desdobra.

O PAL-V obterá o seu poder de voo a partir de dois motores da aeronave Rotax. O carro foi projetado para cumprir os regulamentos rodoviários e aéreos na Europa e nos EUA.

As pás do rotor inclinam-se e dobram-se quando estão no chão. Quando no modo carro, o Liberty pode caber facilmente nas estradas normais e estacionar em garagens também normais. O Pal-V Liberty tem capacidade de cabine para duas pessoas.

Possui uma capacidade máxima de descolagem de 910 kg. A capacidade de bagagem é de 20 kg e tem uma capacidade de combustível de 100 litros .

O Liberty pode atingir 160 quilômetros por hora. O carro pode acelerar de 0 a 100 em menos de 9 segundos. O Liberty precisaria de uma distância de decolagem de 330 metros e uma distância do rolamento de pouso de 30 metros. Quando no ar, o carro oferecerá a maior velocidade a 180 quilômetros por hora.

Também pode gerenciar baixas velocidades de até 50 quilômetros por hora. A altitude operacional máxima é de 3,5 quilômetros. O veículo pode oferecer uma rota de voo de 500 quilômetros e tem um limite de tempo de autonomia de 4,3 horas.

O carro tem um design de motor duplo. Um deles é para a estrada e um deles é para o ar. Baseia-se em um gyroplane, que é um estilo clássico de design de aeronaves. O PAL-V Liberty também foi certificado para voar de acordo com as normas europeias EASA e US FAA.

Também está em conformidade com as normas de segurança rodoviária. Mas ainda é necessário ter uma licença de piloto para voar o PAL-V Liberty. O veículo também precisaria de um pequeno aeródromo ou pista de pouso para decolar e pousar.

O veículo pode converter do modo voo para o modo de direção e ao contrário em menos de cinco. O PAL-V tem um preço de US$ 400.000. A empresa planeja começar a fornecer às chaves aos primeiros clientes em 2019, uma vez que concluiu todas as certificações. O carro voador será oferecido em dois modelos, Sport e Pioneer.

Fonte Engenharia E