Inaugurado na Bahia parque com 330 mil painéis solares

Fonte Conexão Planeta 

Acaba de entrar em operação, no município baiano de Tabocas do Brejo Velho, o Parque Solar Horizonte. Com um investimento de 110 milhões de dólares, o parque possui 330 mil painéis solares e capacidade instalada de 220 GWh por ano, quando estiver funcionando plenamente.

A usina solar é mais um projeto da subsidiária brasileira da Enel Green Power, companhia multinacional deenergia renovável, com operações nos cinco continentes.

Em dezembro último, noticiamos aqui também, a inauguração de outro parque da mesma companhia, o maior da América Latina. A usina solar de Nova Olinda, localizada na região do semiárido do Piauí, tem 930 mil painéis solares e potencial para produzir 600 GWh, eletricidade suficiente para atender a demanda de 300 mil casas.

Crescimento dos renováveis

A inauguração do Parque Solar Horizonte acontece no mesmo momento em que foi divulgado o mais recente ranking mundial de capacidade instalada de energia eólica, elaborado pela Global Wind Energy Council (GWEC).

O Brasil subiu uma posição, ficando em 8º lugar, acrescentando à matriz energética 2,022 GW de potência eólica em 2017. Em 2015, o país aparecia na 10ª posição.

China, Estados Unidos e Alemanha são os países que aparecem no topo da lista, seguidos por Índia, Espanha, Reino Unido e França.