Especialista sugerem agência para regulamentar hidrovias no Cone Sul

Especialista em infraestrutura liderando pelo Instituto de Engenharia (IE) lançam amanhã resolução defendendo a priorização das hidrovias como vetor estratégico de desenvolvimento regional e econômico no Cone Sul e a criação de uma agência Internacional para regular a atividade na região. o documento será entregue aos candidatos que disputarão a eleição para presidente no ano que vem.

“Queremos que modal hidroviário deixe de ser tratado como assunto burocrático pelos governos e chamar atenção para o fato de que ele torna os produtos mais competitivos, barateira o custo de logística. Uma autoridade internacional nessa área pode dar estabilidade de regras, modernizar o regime de transporte nas hidrovias e ainda atrairia investimento externo para o desenvolvimento regional” diz Rubens Barbosa presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice), ex-embaixador d Brasil em Londres e Washington entre 1994 e 2004.

A formulação de recomendações sobre transporte hidroviário para governos do Cone Sul (Argentina, Bolívia, Brasil Paraguai e Uruguai) é apenas uma das agendas do seminário “A Integração do Cone Sul pelas Hidrovias – Um Modelo de Gestão”, eventos que o IE promove amanhã, em São Paulo, com apoio institucional da Agência Nacional de Transportes aquaviários (Antaq), do Irice, do Centro de Estudo Avançados em Navegação Interior (Ceani) e da Figueiredo Ferraz Consultorias e Engenharia de Projeto.

Como presença de autoridade, especialistas e empresas do setor de logística, o evento discutirá o papel do transporte hidroviário como indutor do desenvolvimento regional, sob o ponto de vista social, econômico e estratégico. O seminário será dividido em três painéis principais: configuração atual das hidrovias; experiência europeia na gestão do sistema de navegação interior; visão dos operadores e usuários, com participação de representantes da Cargill, Louis Dreyfus, Amaggi, Bunge e Hidrovias do Brasil.

Segundo o ex-embaixador Rubens Barbosa, o uso da malha fluvial poderia reduzir entre 40% e 60% o custo da movimentação de carga de grãos e minérios que é embarcada para exportação. Ele argumenta que “o descaso crônico” em relação a esse meio de transporte é responsável pelas maiores dificuldades que existem hoje para o aproveitamento das hidrovias. Entre eles estão insuficiência de recursos infraestrutura precária e conflitos na utilização das águas, como a construção de hidrelétricas sem eclusas.

A construção de eclusas ou transposição de barragem nas proximidades da usina de Itaipu que permitam a passagem de navios e barcaças de carga é, por exemplo, um obstáculo que impede o avanço da Hidrovia Tietê – Paraná para territórios paraguaios e argentinos, diz Wagner Ferreira coordenador de logística de transporte do IE e consultor – associado da Figueiredo Ferraz.

“A [Hidrovia] Paraná – Tietê, que começa em Piracicaba [interior de São Paulo], poderia facilmente chegar até Buenos Aires, mas a passagem por Itaipu ainda é obstáculo. E não estamos falando de grão nem minério, é uma hidrovia com padrão europeu, com potencia para transportar produtos de alto valor agregado”, destaca Ferreira.

Com mais de 40 anos de experiência, o especialista acrescenta que o momento para discutir o avanço das hidrovias no Cone Sul não pode ser perdido. “O Mercosul está às véspera de fechar acordo comercial com a União Europeia. Pensar numa matriz de transportes equilibrada é essencial para essa negociação, pode trazer muitas vantagens para os países que se destacarem, mas estamos longe desse equilíbrio, infelizmente.”

Autor: Valor Econômico