Designer cria máquina de lavar que não precisa de sabão

Uma máquina de lavar funcional, bonita e econômica. Esse é o sonho de consumo de qualquer adulto. E para atender esse desejo, o designer indiano Aditya Patil criou um produto exatamente assim. Batizada de “Evaque”, a máquina é capaz de economizar água e sabão.
Para eliminar a necessidade de sabão, o aparelho é equipado com um sistema “Ion Wah”, que promete lavar a roupas sem sabão. E o próprio tambor da máquina, feito de um vidro especial, cria uma carga estática e quando a roupa é esfregada, ela pode retirar e neutralizar a sujeira.

Inclusive, é possível encontrar em mercados “bolinhas” que têm função semelhante. Elas fazem sucesso já há alguns anos e tem quem ame e quem odeie. Comprando essas bolinhas, basta colocá-la na máquina de lavar para bater com as roupas. Uma das fabricantes explica o funcionamento da tecnologia: “As cerâmicas que estão dentro da esfera emitem poderosos raios de infravermelho que alteram fisicamente a estrutura molecular da água, formando grupos menores com apenas 5 a 6 moléculas de H2O. Isso reduz a tensão superficial da água, facilitando a sua penetração nas fibras dos tecidos para desprender as sujeiras. As cerâmicas alcalinas elevam o pH da água. A água alcalina é ideal para remover proteínas e gorduras presentes nas roupas. As cerâmicas também previnem a propagação de bactérias, higienizando e eliminando o mau cheiro”.

Essas bolinhas podem ser uma opção para quem busca uma limpeza ecológica até, quem sabe, produtos como a “Evaque” serem mais comuns -, que além de sua funcionalidade tem um design bem agradável. E apesar do visual minimalista, a máquina promete atender aos vários tipos de lavagem e funções encontradas em um produto comum.

Autor: Ciclo Vivo