Brasileiro cria irrigador solar automático feito com garrafas usadas

Sabe aquelas invenções surpreendentes que tem um papel importante na execução de algo? Bem, o físico e pesquisador Washington Luiz de Barros Melo é o criador de uma delas: um irrigador solar automático, que poderá ajudar de pequenos produtores a jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento.

De acordo com Melo, o equipamento é baseado em um princípio simples da termodinâmica: o ar se expande quando aquecido. Baseado nessa propriedade, foi utilizado o ar como uma bomba que pressiona a água para a irrigação.

Foto: Reprodução

Como funciona?

Para isso, uma garrafa de material mais rígido é pintada de preto e emborcada sobre outra garrafa que contém água. Quando o sol incide sobre a garrafa preta, o calor aquece o ar em seu interior que, ao se expandir, empurra a água do recipiente de baixo e a expulsa por uma mangueira fina para gotejar pela plantação. “Funciona tão bem que se você sombrear a garrafa, o gotejamento para e, ao deixar o sol bater novamente, a água volta a gotejar”, afirma o pesquisador.

Uma garrafa rígida também emborcada desempenha a função de caixa d’água para manter abastecida a garrafa que tem a função do gotejamento, e um recipiente maior conectado à garrafa, que é a ”caixa-d’água”, armazena um volume maior de água que será usado por todo o sistema.

Para o pesquisador, o maior desafio para quem for reproduzir a invenção é a sua vedação. Para o funcionamento do sistema é necessário que as três primeiras garrafas estejam fechadas hermeticamente. “Isso pode ser obtido com adesivos plásticos, mas exige uma aplicação bem minuciosa”, explica.


Foto: Reprodução.

Vantagens

As vantagens desse irrigador são várias. O sistema depende somente da luz solar, tornando sua operação extremamente econômica. Ainda promove economia de água, pois utiliza o método de gotejamento para irrigar, o que evita o desperdício do recurso hídrico. E todos esse projeto pode ser construído com objetos que seriam descartados, como garrafas e recipientes de plástico, metal ou vidro.

A versatilidade do equipamento é outra coisa que chama a atenção. A intensidade do gotejamento pode ser regulada por meio da altura do gotejador e o ainda pode ser adicionado a água nutrientes ou outros insumos para otimizar a irrigação.

Veja mais no vídeo a seguir:

Autor: Blog da Engenharia