Como o processo de inspeção pode ajudar a economizar custos e ganhar tempo sem abrir mão da qualidade

Quando o assunto é qualidade, é preciso entender que ele tem diferentes significados. Para um cliente, por exemplo, qualidade significa adquirir um produto confiável e que atenda suas expectativas. Para um fabricante, significa conformidade com as especificações de fabricação. Por isso, fornecer produtos de alta qualidade se traduz em satisfação para o cliente e, para o fabricante, em aumento de lucros, redução de desperdícios, retrabalhos e defeitos, além de ganho de tempo. Saiba como funciona o processo de inspeção.

Os fabricantes estão sempre em busca de otimizar resultados, preservando custos e qualidade. Isso é um objetivo comercial fundamental e engloba programas de gerenciamento de qualidade, seja ela interna ou externa, e processos de inspeção na cadeia de fornecimento.

Fonte: SolidWorks.

Nesse sentido, a inspeção – que pode acontecer antes, durante ou depois da produção – é uma etapa importante, pois fornece dados que indicam como anda o desempenho dos processos e oferece percepções sobre como um projeto melhor pode gerar mais qualidade e menos desperdício.

Os técnicos de qualidade tem papel fundamental nesse processo, pois não apenas realizam inspeções físicas, como também geram a documentação necessária, como desenhos balonados, listas de verificação e relatórios.

Um exemplo são os processos de inspeção dos primeiros artigos, que geram relatórios (FAIR, First Article Inspection Reports), muitas vezes sujeitos a requisitos de padrões da indústria, como o AS9102, da indústria aeroespacial, ou o PPAP, da indústria automotiva. Antes, esses pacotes de inspeção dos primeiros artigos eram impressos ou manuscritos. Hoje, muitas empresas utilizam softwares.


Fonte: SolidWorks.

Inspeção bem-sucedida requer uma documentação completa

Um processo de inspeção tem dois requisitos: o teste físico e a inspeção de uma peça de montagem concluída, bem como da documentação associada. Essa documentação é usada para inspeções internas (como listas de verificação ou desenhos balonados), para uso externo (como produtos finais que acompanham o produto), para manter as certificações da indústria e para apoiar as auditorias, além de estar de acordo com os critérios e requisitos de qualidade padrão da indústria a qual pertence.

Em muitos casos, os documentos de inspeção são criados manualmente, em um processo longo e maçante. Um engenheiro de inspeção pode passar um dia inteiro criando desenhos balonados de um produto ou montagem, por exemplo. Esse tempo é caro, pode gerar atrasos e erros.

A boa notícia é que há maneiras mais eficazes de se fazer isso. Já se perguntou o que aconteceria se o engenheiro de inspeção pudesse gerar automaticamente desenhos balonados, listas de verificação e relatórios que incluíssem dados CAD 3D a partir do projeto aprovado?

Isso é possível com o SOLIDWORKS INSPECTION, um software usado para inspeção dos primeiros artigos e inspeção durante o processo, algo que simplifica e automatiza. O software pode ser usado de modo autônomo ou como um suplemento que permite que usuários do SOLIDWORKS aproveitem dados já existentes, como arquivos do próprio SOLIDWORKS, além de PDFs e TIFFs. Também é possível utilizar arquivos .DWG, DXF, além de arquivos 2D e 3D de outros softwares, como o CATIA, por exemplo.


Fonte: SolidWorks.

Como funciona

O SOLIDWORKS INSPECTION elimina a necessidade de criação manual de desenhos balonados, o que economiza tempo, e preenche automaticamente listas de verificação de inspeção com os valores das dimensões, tamanhos dos furos e tolerâncias. Além disso, permite que o usuário capture digitalmente informações de medidas para o processo de inspeção e importe automaticamente dados de teste medidos para pacotes padrão da indústria (como AS9102, PPAP, APQP e outros).

Vantagens

– Economiza tempo (é possível fazer um desenho balonado em minutos, com uma economia de tempo de até 90% em relação aos métodos manuais);

– Reduz inconstâncias e erros de conversão de dados (graças a geração automática de listas de verificação e de relatórios);

– Simplifica a troca de documentação e satisfaz as exigências de órgãos e agências regulatórias.

Como deu para perceber, o compromisso com a qualidade na fabricação é e deve ser um processo contínuo. Investir em softwares como o SOLIDWORKS INSPECTION aumenta a eficiência e reduz custos sem sacrificar a qualidade, além de ajudar as equipes a criarem as documentações obrigatórias com facilidade

Autor: Blog da Engenharia