Museu Catavento e USP realizam mostra de ciências e engenharia


Mostra foi criada para incentivar o espírito investigativo, o empreendedorismo e a criatividade de jovens estudantes – Foto: Divulgação

O Museu Catavento promove, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, a quinta edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP 2017). Durante estes dias, a entrada no museu será gratuita. O evento é realizado em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Escola Politécnica (Poli) da USP.

A MOP é uma iniciativa criada para estimular o desenvolvimento da cultura investigativa, da inovação e do empreendedorismo nos estudantes da educação fundamental, média e técnica do Estado de São Paulo. Além disso, é uma oportunidade para a troca de informações entre estudantes de escolas públicas e particulares, aproximação entre a educação básica e técnica, cientistas renomados e empresas.

Serão 105 projetos finalistas de escolas públicas e privadas de 34 cidades de São Paulo. Os 222 estudantes finalistas, acompanhados por seus 121 professores orientadores e coordenadores, terão a oportunidade de mostrar seus potenciais criativos e realizadores para o Comitê de Avaliação da MOP.

Composto de 210 professores universitários e especialistas voluntários, esse comitê vai selecionar seis projetos de destaque para participarem como finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2018), nos dias 13, 14 e 15 de março de 2018, na USP. Serão selecionados ainda os melhores projetos nas categorias Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências Exatas da Terra e Engenharias, que são premiados com troféus, medalhas e certificados.

O Catavento é um museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com instalações cenográficas interativas que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes aproximando o público do universo da ciência.

Data: 25, 26 e 27 de outubro
Local: área do Claustro do Museu Catavento
Endereço: Av. Mercúrio, s/nº – Parque Dom Pedro II, Brás, São Paulo-SP
Horário: 9 às 17 horas
Entrada gratuita

Autor: Jornal da USP