Livro – Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios: concreto armado e protendido

A obra da semana é do engenheiro civil Sérgio dos Santos, que além das charges famosas e apreciadas no Brasil inteiro, revela seu talento e habilidade em escrever.

Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios é um livro com conteúdo rico e abrangente sobre um tema comum para um engenheiro civil, o cálculo estrutural, porém abordado sob uma ótica inovadora.

O livro tem por objetivo ajudar os profissionais envolvidos na execução dessas estruturas a fazer uma leitura correta dos projetos que têm em mãos, de modo que essa execução possa ser feita com o mínimo de falhas possível. Este não é um livro de teorias sobre Engenharia Estrutural com deduções de equações empregadas nos dimensionamentos dos elementos; ao contrário, é um livro extremamente prático, ricamente ilustrado, que se propõe explicar como fazer a correta leitura de um projeto de concreto armado ou protendido.

Os capítulos são objetivos e didáticos, seguem a sequencia de execução da obra, iniciando pela locação dos pilares e passando pelo detalhamento de fundações, pilares, cimento, escada, forma, armadura de laje, armadura de vigas e protensão. O livro é repleto com ilustrações e charges.

Um requisito fundamental para o êxito na execução de uma construção precisa e segura. Um elo perfeito entre quem projeta e quem executa uma estrutura de concreto armado e protendido. Esses são os pontos-chaves que caracterizam obra.