Cientistas criam band-aid inteligente controlado por smartphone


(University of Nebraska-Lincoln, Harvard Medical School and MIT/Reprodução)

Quem é da época em que Merthiolate ardia deve ter o ritual fresco na memória. Depois de ralar alguma parte do corpo, era preciso higienizar bem a área com água e sabão, deixá-la completamente seca para aí, então, aplicar o curativo adesivo. Com sorte, dentro de alguns dias a casquinha já estava formada, e você podia se livrar da bandagem.

A fim de deixar esse processo restrito às lembranças dos mais saudosos, cientistas americanos desenvolveram uma técnica inovadora de curativo. O band-aid tecnológico é feito de fibras de algodão condutoras revestidas por um gel. Essa solução pode ser carregada com antibióticos, analgésicos e outras medicações, e ativada à distância quando for necessário.

Para “ligar” o curativo, é preciso apenas ativar um microcontrolador que fica junto da bandagem. Isso pode ser feito com a ajuda de um smartphone ou semelhante, que envia uma pequena tensão elétrica para as fibras. Uma vez energizadas, as fibras e o hidrogel se aquecem. Esse é o sinal para liberar na pele o medicamento.

De acordo com os pesquisadores, um único curativo pode conter diversos fármacos diferentes. É possível controlar cada fibra individualmente, além das quantidades e dosagens de cada remédio – o que pode ser uma mão na roda para acelerar a recuperação da ferida.

Autor: Super Interessante