Livro – Ponte de Desenvolvimento Salvador – Ilha de Itaparica

A obra da semana é a tributo do evento que tivemos na semana passada (15), aqui no Instituto de Engenharia. O seminário foi sobre o projeto da construção da Ponte Salvador – Ilha de Itaparica.

A construção da Ponte do Desenvolvimento, que ligará Salvador a Ilha de Itaparica, é o elemento mais importante do projeto nomeado Sistema Viário Oeste (SVO). Além do projeto da ponte, há o intuito da construção, duplicação e requalificação de rodovias estaduais e federeis. O novo Sistema Viário impulsionará o crescimento do Estado e melhorará a qualidade de vida de quase dez milhões de baianos.

O SVO e a Ponte do Desenvolvimento possibilitarão uma maior integração dos municípios do Recôncavo e daqueles localizados nos territórios de Identidade Baixo Sul e do Litoral Sul. Reduzindo mais de cem Km a distancia entre Salvador e esses territórios. Terá um aumento do turismo e do crescimento urbano sustentável.

Com 70% das terras da Ilha de Itaparica reservada para a proteção ambiental e crescimento planejado, abrirá portas para empresas com grande potencial de investimento, gerando novos empregos e oportunidades de negócios para os moradores da região.

Exemplar disponível na Biblioteca IE

Autor: Martha Amorim