Conselho de Orientação da CMA-IE é empossado. Conheça os novos membros

Claudio A. Dall Acqua
Engenheiro Civil, Poli/USP, com extensão em Administração Financeira e Gestão de Empresas, pela FGV. É considerado especialista em Contract Administration and Risk Management, Princeton, USA, e certificado como Chairman pela DRB Foundation. Fundador, membro e Árbitro da CMA-IE, com 50 anos de experiência profissional como empresário. Foi presidente do Instituto de Engenharia e da UPADI – Pan American Federation of Engineers Association, entre outras atividades.

Edson Machado
Atua desde 1962 na indústria da construção civil (ferrovias, rodovias, hidrelétricas, metrôs edificações). Arbitro, técnico especializado (perito), conselheiro da CMA-IE. Conselheiro do Deliberativo do IESP por três gestões, no qual, atualmente, é secretário executivo. Prêmio Destaque em Engenharia de Construção, outorgado pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Concreto).

Enio Gazolla da Costa
Engenheiro Civil, Poli/USP. Experiência em obras civis pesadas, como hidroelétricas, estradas, grandes construções. Engº residente na Hidroelétrica do Guri, na Venezuela – 10 milhões de kW; usina de Paulo Afonso IV; Itaipú. Perícias técnicas para várias Câmaras de Arbitragem. Coárbitro em processo da ICC- International Chamber of Commerce. Atualmente, participa como presidente da junta de Dispute Board, em São Paulo.

Fernando Marcondes
Sócio de L. O. Baptista Advogados. Atua como advogado e árbitro em temas de Construção e Infraestrutura. É membro da junta de solução de disputas (Dispute Board) da obra de expansão da Linha 4 Amarela do Metrô de São Paulo. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Construção. Representante brasileiro perante a Dispute Resolution Board Foundation. Membro do Chartered Institute of Arbitrators e da Society of Construction Law. Membro do Conselho Jurídico do Sinduscon-SP. Conselheiro da CMA-IE. Autor de livros e artigos sobre Construção, Arbitragem e Dispute Board.



João Antonio Machado Neto

Engenheiro civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, com especialização em Administração de Empresas, pela FGV. Foi Diretor de Operações da FDTE – Fundação de Apoio à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e é atualmente membro de seu Grupo de Resolução de Controvérsias, com atuação expressiva como perito e/ou assistente técnico em controvérsias de temas como infraestrutura e obras pesadas. Tem experiência de trinta anos em gerenciamento de empreendimentos, tendo sido o gerenciador responsável de contratos para clientes como SKF do Brasil, Faber Castell, Delphi Automotive Systems, Atlas Copco, UNIMED, BBVA, Santander, Sudameris, America do Sul, além de DNER, DERSA, PMSP, CDHU e CPOS. Atualmente, preside o Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia e é membro fundador da CMA-IE.

Jorge Pinheiro Jobim
Engenheiro Civil, pela Escola Nacional de Engenharia – ENE –, pós-graduado, Poli/USP, MBA, pela FGV, certificado pela Dispute Resolution Board Foundation-USA e Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia- CMA-IE. Além de Árbitro e Especialista em Dispute Boards, atua como Perito e Consultor em empreendimentos de Infraestrutura.

José Roberto Bernasconi
Engenheiro Civil e Advogado, é diretor presidente da Maubertec Engenharia e Projetos Ltda. Presidiu o Instituto de Engenharia, no período em que foi construído o edifício-sede provisório do IE. Desde 2014, é presidente Nacional do SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva. É membro do Conselho Superior da Indústria da Construção – CONSIC, do Conselho Superior da Infraestrutura – COINFRA e do Conselho Superior do Meio Ambiente – COSEMA, da FIESP e diretor- Adjunto do CECOMERCIO – Centro do Comércio do Estado de São Paulo, da FECOMERCIO.

Kleber Luiz Zanchim
Reconhecido nacional e internacionalmente como advogado estratégico em diversos setores econômicos, como Infraestrutura, Bancos, Mercado Imobiliário, Agronegócio, Varejo e Alimentos e Bebidas. Especialista em Contratos, Infraestrutura, Imobiliário e Distressed Deals. Doutor pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Insper Direito. Presidente da Comissão de Estudos de Saneamento do IASP. Consultor Jurídico da presidência do Instituto de Engenharia. Membro Efetivo do Comitê Jurídico da Sociedade Rural Brasileira. Membro da Associação Brasileira de Lawtech e Legaltech – AB2L. Referenciado por (i) Chambers & Partners Latin America como Leading Lawyer in Projects and Public Law, (ii) Chambers & Partners Global in Projects, (iii) Who’s Who Legal in Project Finance, (iv) ILO/ClientsChoice in Construction Category e (v) Revista Análise Advocacia entre os Mais Admirados em Infraestrutura e Regulatório e nos setores de Agronegócio e Construção e Engenharia.

Marcelo Alencar Botelho de Mesquita
Bacharel em Ciências Jurídicas, pela PUC/SP,  mestre em Direito, pela Universidade Federal de Santa Caterina. Dedica-se a advocacia relativa a contratos de engenharia e construção no setor imobiliário e de infraestrutura. Foi reconhecido por seu destaque profissional no direito da construção pela publicação especializada britânica Practical Law Company nas edições de 2009 e 2010. Atualmente, é presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados de Santa Catarina. É integrante do Corpo de Árbitros da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia (CMA-IE) e membro do Instituto Brasileiro de Direito da Construção – IBDiC, da Society of Construction Law – SCL (UK), da Dispute Resolution Board Foundation – DRBF (EUA), do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAR e da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina.

Maria Roseli Candido Costa
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia/MG, especialista em Direito Tributário, pela PUC-SP, em Direito Empresarial pela FGV – GVLaw, em Direito Societário, pelo INSPER/SP, curso de extensão em Arbitragem pela PUC/SP, em Gestão de EAD (Educação a Distância) pela USP. Membro do corpo de árbitros da CMA-IE e da Câmara Brasileira de Arbitragem na Administração Pública – CAMBRAAP.


Paulo Guilherme de Mendonça Lopes
Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie-SP; advogado; presidente da Comissão Especial de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo, no triênio 2016/2018; palestrante e coautor de livros e trabalhos doutrinários.

Rafael Marinangelo
Graduado, Mestre e Doutor em Direito, pela PUC/SP.  Pós-graduando em Direito Civil Italiano, pela Universidade de Camerino – Itália. Advogado e sócio fundador de Marinangelo e Aoki Advogados com larga experiência e atuação na área de Direito Privado e Direito Público, em especial contratos de construção, incluindo contratos internacionais FIDIC. É membro do Instituto Brasileiro do Direito da Construção – IBDIC. É sócio fundador do Instituto de Direito Privado – IDP. Autor de obras jurídicas e do primeiro livro em Português a tratar dos Modelos contratuais FIDIC.
 

Renato Herz
Conciliador Judicial, especialização em Mediação – Mediaras/Algi, Mediação Empresarial JAMS – Miami e CPR/CAMARB (Robert Randolph e Frank Carr). Formação em Dispute Board, pelo DRBF. Mediador N1 pelo ICFML. Eng. Mecânico, ITA, especialização em Eng. Produção, Poli/ USP e MBA em Gestão Ambiental/PECE – USP. Experiência em projetos de infraestrutura, inclusive turn-key.

Rodrigo Pinto de Campos
Graduado em Direito, PUC/SP, e em Engenharia Civil, Poli/USP. Especializado nas áreas de Direito Administrativo e Regulatório, com foco em licitações públicas, contratos administrativos, concessões, procedimentos de manifestação de interesse, parcerias público-privadas e projetos de infraestrutura. É sócio de Queiroz Maluf Sociedade de Advogados. Foi diretor de Assuntos Institucionais da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP. Foi advogado associado de Sundfeld Advogados e sócio de ASBZ Advogados e Porto Lauand Advogados. É professor convidado dos cursos de pós-graduação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – Direito GV.



Vania Curi Yazbek
Psicóloga, terapeuta de família e casal, mediadora especializada em Mediação Transformativa pela Fundación Interfas de Buenos Aires/Ar e em Justiça Restaurativa pela Escola Paulista da Magistratura. Desde 1996, desenvolve projetos de implementação e capacitação em Mediação. Desde 2005, integra a equipe Justiça em Círculo responsável pelos projetos de implementação de práticas de Justiça Restaurativa pelo Mediativa – Instituto de Mediação Transformativa. Desde 2016, docente no curso Certificado Internacional Universitário – Diplomado en Perspectiva y Práctica Profesional Generativa (FundaciónInterfas).

Autor: Instituto de Engenharia