Livro – Geologia de Engenharia – conceitos, métodos e práticas

A obra da semana vem com um toque poético do autor Álvaro Rodrigues dos Santos, que introduz o tema Geologia de Engenharia.

O Geólogo

Tira-lhe seus mapas
E logo outros estará a imaginar,
Tira-lhe o norte
Sobrar-lhe-ão os ventos,
O sol, as estrelas e o mar,
Tira-lhe seu martelo,
Companheiro inseparável,
Uma lasca, ao fim, o acalma,
Mas tira-lhe o campo
E matará sua alma.

Álvaro Rodrigues dos Santos, é Geólogo nascido em Batatais (SP), formado pela Universidade de São Paulo no ano de 1968. Ocupou diversos cargos e funções, tendo sido diretor da Divisão de Minas e Geologia Aplicada e Diretor Executivo de Planejamento e Gestão do IPT. Em 2010, cria sua própria empresa, a ARS Geologia Ltda, e autor de inúmeros trabalhos e artigos técnicos

O livro cuida especialmente da atitude científica e profissional do geólogo de engenharia diante dos problemas práticos que lhe são colocados no exercício de sua atividade profissional.

Seu propósito é reforçar a essencialidade, para o bom exercício da GE, de seu entendimento e assunção enquanto uma Geociência Aplicada, ou seja, de sua umbilical vinculação ao universo científica da Geologia, e da observância de um explícito método de trabalho.

O Capítulo I estabelece uma proposta de fundamentação filosófica e metodológica para a GE brasileira, e o Capítulo II apresenta uma coleção de casos brasileiros reais de aplicação da geologia de engenharia, todos expostos segundo a sequência metodológica proposta no capítulo anterior.

Nesta terceira edição há a atualização de informações, inclusão de novos textos, em especial sobre o trabalho comum entre geólogos de engenharia e engenheiros geotécnicos, e uma análise crítica da Geologia de Engenharia brasileira ao longo de seu inicio até os dias atuais.

Exemplar disponível na biblioteca do Instituto de Engenharia.

Autor: Martha Amorim