Livro – Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética

Desde a Revolução Industrial, no século XIX, a produção e o uso de energia se tornaram uma das principais atividades econômicas dos países.

O consumo total de energia hoje é 200 vezes maior do que era há 500 anos. A produção dessa energia forçou a utilização em grande escala de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), que dominam a matriz energética mundial. São esses combustíveis a principal fonte de poluição nos dias de hoje.

A obra desta semana trata do tema de maneira didática e abrangente, ponderando as formas de geração, armazenamento, regulação e utilização da energia proveniente de fontes renováveis, seus impactos na sociedade e as opções disponíveis para o consumo mais eficiente e sustentável.

O livro é resultado do trabalho de 32 pesquisadores especialistas e acadêmicos de atuação reconhecida na área. É indicado para o leitor iniciante, que deseja ter um contato amplo com a área de energia, para profissionais que já atuam nesse segmento.

Os capítulos revelam todos os estágios da cadeia de produção e distribuição de energia, dos processos de transformação, máquinas térmicas e teoria da combustão, passando pela geração distribuída e redes inteligentes, até uma análise crítica do macroambiente, sob os aspectos técnico, ambiental, econômico e regulatório.

Há também as reflexões sobre a importância estratégica, as fontes renováveis mais relevantes – solares, biomassa, ondas, marés, geotérmicas e eólicas – e como elas podem substituir o petróleo, o gás e o carvão principais fontes de energia responsáveis por grande parte da poluição ambiental.

O prefácio foi escrito por José Goldemberg que é Professor Emérito da USP e Presidente da Fapesp.

E o organizador José Roberto Simões Moreira é professor-associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), onde coordena o curso de especialização em Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética. E concluiu a graduação e o mestrado em Engenharia Mecânica pela EPUSP, e o doutorado em Engenharia Mecânica pelo Rensselaer.

Exemplar disponível na biblioteca do Instituto de Engenharia.

Autor: Martha Amorim