Manual de Construção em Aço – CBCA

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) lançou a segunda edição do Manual de Construção em Aço focado em Projeto e Durabilidade. A publicação faz parte de uma série de manuais que procura disseminar informações e conhecimentos técnicos e práticos sobre o tema. 

Gratuita, a publicação foi criada para auxiliar arquitetos e engenheiros no entendimento da nova norma brasileira sobre projetos de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto. O texto possui um anexo normativo (Anexo N) referente a durabilidade de componentes metálicos frente à corrosão. 

De acordo com o CBCA, o custo de corrosão estimado em países industrializados chega a 3,5% de seu produto interno bruto. Outros dados informam que entre 30% e 50% das perdas poderiam ser evitadas a partir do uso correto de novas técnicas de controle de corrosão. 

Dessa forma, por meio de ilustrações e exemplos, o manual busca tornar eficaz, simples e racional o conhecimento sobre o tema para o controle da corrosão. 

“Esta norma tem sido utilizada como referência por outras normas recentes, como, por exemplo, a conhecida 'Edificações habitacionais – Desempenho'. A busca de soluções que prolonguem a durabilidade é, assim, um conceito cada vez mais generalizado em toda a sociedade contemporânea”, diz o CBCA.

Para baixar o manual, clique aqui.

Autor: téchne