Doria quer recapear 400 000 metros quadrados de vias

A Prefeitura da capital paulista iniciará em maio um programa de recapeamento das principais vias de São Paulo, com o objetivo de beneficiar uma área de 400 000 metros quadrados. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (10) pelo prefeito João Doria (PSDB), durante evento de balanço dos cem primeiros dias de gestão. A ação deverá ser custeada por meio de recursos municipais, arrecadados com multas de trânsito, verba federal e parcerias com empresas privadas e concessionárias de serviços, como de água e gás – esta última em fase de negociação.

“No dia 2, começaremos um programa de recapeamento, o Asfalto Novo. Mesmo com escassez, conseguimos viabilizar recursos do governo federal (Ministério das Cidades), formando um fundo para o asfaltamento de 400 000 metros quadrados”, disse Doria. De acordo com o prefeito, paralelamente, as empresas que já realizam o serviço na capital se comprometeram a custear o recapeamento de outros 280 000 metros quadrados de asfalto. “E é asfalto de qualidade. Agora não tem mais esse negócio de padrão 1, 2, 3. Tem só um padrão: o padrão de qualidade.”

O investimento municipal será viabilizado por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito, formado com o pagamento de multas à Prefeitura. A expectativa é de que sejam retirados 200 milhões de reais dessa conta para o pontapé inicial do programa. Doria, no entanto, quer que a iniciativa privada pague pelo recapeamento da Avenida Paulista, via que deve servir como vitrine da ação. Até agora, ainda não há doação fechada neste sentido.

Autor: Veja São Paulo