Livro – Contenções – teoria e aplicações em obras

Contenções: teoria e aplicações em obras trata com propriedade de uma área clássica da Engenharia Geotécnica, o projeto e construção de obras de contenção. Em uma primeira parte, teórica, a obra aborda a estimativa de empuxos de terra, em diferentes condições de solicitação impostas pela obra: estrutura de contenção e sequência construtiva, com especial atenção às escavações no Cap. 4.

O papel fundamental das investigações para obras de contenção é ressaltado no Cap. 5, dando passagem para a segunda parte, que trata das aplicações. Muros de arrimo e contenção dos mais diferentes tipos e materiais , tradicionais e não convencionais como solo reforçado, e cortinas atirantadas. São apresentados os movimentos associados a escavações e ao fundo da escavação, a verificação de estabilidade , e o dimensionamento das estruturas de contenção avaliadas. Detalhes construtivos, que fazem toda a diferença para o sucesso de uma obra, enriquecem o conhecimento para quem projeta e constrói uma obra de contenção.

Um livro que discute métodos clássicos e avanços mais recentes, com diversos exemplos de cálculo e inúmeras ilustrações didáticas para as estruturas apresentadas, Contenções é uma importante fonte de informações teóricas e práticas para estudantes e profissionais de Engenharia.

Autor: Oficina de Textos