LES “EFFECTS STRUCTURANTS” DU TRANSPORT: MYTHE POLITIQUE, MISTIFICATION SCIENTIFIQUE,

O título acima resgata artigo do engenheiro Jean Marc Offner, publicado em 1993, na revista Espace Geographique. Enfoca questões bastante atuais para os debates sobre Mobilidade e Transportes Urbanos na Região Metropolitana de São Paulo. 

O autor (currículo apresentado abaixo) participou do II Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes – Mobilidade para Cidades Sustentáveis, promovido pelo PPGT/UnB (Programa de Pós-Graduação em Transportes da UNB), em outubro de 2014, com a palestra “As quatro fases da mobilidade: os novos paradigmas para as práticas da mobilidade”.

O resumo do trabalho em destaque evidencia a citada atualidade do tema para a RMSP:
“Depuis la révolution industrielle du XIX siècle, la rhétorique de l”impact”, de l”effet induit” des transports sur l’urbanisation et l’aménagement n’a pas cessé d’accompagner le developpement des infrastructures de communication. L’administration de la preuve n’a pourtant pas été effectuée. Rechercher l’influence de la mise en service d’un équipment sur l’économie d’un territoire pose de redoutables problèmes méthodologiques. Les travaux empiriques rigoureux ne concluent, au mieux, qu’à une amplification et une accéleration de tendances préexistantes. Si le mythe des effects structurants perdure, c’est en fait par l’usage politique que en est fait dans les processus de décison et les procédures d’évaluation ex ante des grands projets”.

A frase final – se o mito dos efeitos estruturantes ainda perdura, deve-se ao uso político que se faz dos processos de decisão e dos procedimentos de avaliação, antes e depois, dos grandes projetos – nos chega com um sabor amargo de paulistana atualidade. Este trabalho, se conhecido pelos técnicos que, em 1993, criaram a CPTM (com a fusão de todos os sistemas de transporte suburbano de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo) provavelmente lhes refrearia o ímpeto de proclamar que se tratava de planejar a transformação da malha suburbana em um “metrô de superfície” (conceito inexistente no dicionário dos sistemas de transporte), dentro da visão, então predominante, de que Metrô é A solução para o transporte urbano.

Jean-Marc Offner – Engenheiro Urbanista e Político. Diretor da unidade mista de pesquisa do Laboratório de Técnicas, Territórios e Sociedades CNRS e ENPC da Universidade de Marne-la-Vallée, França. Foi diretor de pesquisa no Instituto Nacional de pesquisas sobre Transportes e sua Segurança (INRETS) da França. Professor da École Nationale des Ponts et Chaussées e do Institut d’Etudes Politiques de Paris. Redator chefe da revista Flux – Cahiers scientifiques internationaux Réseaux et Territoires e membro dos comitês de redação da Métropolis et d’Urbanisme. 

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Autor: Reginaldo Assis de Paiva