Livro – Rosina e família – Reminiscências Ilustradas

A autora retrata a vida da própria mãe e sua família. Logo no início da obra a própria retratada, Rosina, deixa sua marca no manuscrito: “história de uma vida cheia de luta, muita alegria e muito sofrimento…. Para Manfredo e Ude e netos com todo o meu amor e carinho. Agosto de 1991.”

A autora e filha Maria de Lourdes (Ude) iniciou em 2013 a organização de anotações manuscritas deixadas por sua mãe, Maria Rosina de Moraes Costa (10/2/1914-10/8/1992), contendo vários anos de minuciosa memória. O objetivo inicial era o de apenas imprimir algumas folhas para distribuição entre os familiares presentes na celebração da missa comemorativa do seu 100º aniversário de nascimento. A tarefa arrebatou Maria de Lourdes, desvendando todo um universo de nomes e fatos, de grande importância para que novas gerações pudessem melhor entender não apenas uma família, mas nossa própria História. Surgiu um livro.

Ao longo do trabalho, entre parentes de sua mãe, a autora encontra heróis e heroínas, famosos e anônimos, o primeiro santo brasileiro, o primeiro presidente civil da República do Brasil, o primeiro campeão olímpico brasileiro, um herói da revolução paulista, a primeira cantora lírica brasileira com fama internacional, muitas outras laureadas artistas, engenheiros desbravadores da construção de nossas ferrovias e hidrelétricas, abnegados médicos inovadores, empresários da radiodifusão, religiosos, além de grandes e destemidas mulheres.

Entre elas, a própria Rosina. Já viúva e com cinco filhos, foi a primeira mulher proprietária e diretora de empresa de radiodifusão no Brasil, com a Rádio Clube de Marília-PRI-2, na década de 1940, no ainda sertão do Estado de São Paulo – foi esse o primeiro desafio a vencer, com o qual deu início à sua árdua vida de trabalho para garantir a sobrevivência da família.

http://www.diariodemarilia.com.br/noticia/144579/livro-conta-a-vida-de-rosina-costa

Autor: Diário de Marília