10 cursos de idiomas online e gratuitos

A presença de um idioma estrangeiro no currículo aumenta as chances de se conseguir um emprego ou se destacar no local de trabalho.

No entanto, cursos de idiomas tradicionais costumam pesar no bolso e exigem uma frequência presencial que nem sempre pode ser cumprida.

Por isso, cursos online se tornaram uma boa opção para quem tem pouco tempo, mas que não pode deixar de se atualizar.

Confira a seguir nossa lista com 10 sites que oferecem cursos de idiomas gratuitos.

LIBRAS básico

Este conteúdo da Prime Cursos oferece 35 horas de curso com noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a segunda língua oficial no país e que é utilizada por surdos. O curso traz a gramática básica, formação de palavras e frases, alfabeto manual, entre outros. Mesmo gratuito, o curso oferece certificado para quem completá-lo.

Inglês

O idioma mais falado no mundo possui muitos cursos online disponíveis, no entanto a grande maioria é paga.

O site Learn English Online oferece de graça mais de 56 lições, desde o nível iniciante ao intermediário, além de dicas de pronunciação. Além disso, é possível conversar com outras pessoas que fazem o curso, por meio do fórum oferecido pelo site, e tirar dúvidas.

O aplicativo Duolingo também oferece cursos de inglês gratuitos, no entanto a metodologia utiliza páginas de internet ou documentos que precisam ser traduzidos como conteúdos para ensinar os alunos. O app pode ser baixado e utilizado de graça em dispositivos iOS e Android.

Espanhol

Considerada a segunda língua mais falada em todo o mundo, o espanhol é muito procurado por brasileiros devido a sua similaridade com nosso idioma local. O curso do site Livemocha traz conteúdos gratuitos para iniciantes e pessoas com nível intermediário. Por ter diversas versões, dependendo de cada país onde é falado, neste curso o idioma espanhol é baseado no que é falado no México — mas o site garante que as diferenças em vocabulário, gramática e pronunciação são pequenas e não prejudicam a boa comunicação.

Há também o curso introdutório de 20 horas da The Open University, que traz acesso aos fundamentos do idioma espanhol com aulas em áudio e vídeo, além de informações sobre a sociedade e cultura espanhola.

Francês

Os conteúdos gratuitos do site Open Learning Initiative foram desenvolvidos pela Universidade Carnegie Mellon e é necessário falar inglês para compreender as lições. O site oferece diversos cursos pontuais de idiomas.

O Francês é o que possui o curso mais completo, em dois níveis com cerca de 15 semanas de aulas cada. Atualmente também é possível aprender pronunciação em inglês e introdução ao árabe voltado para negócios.

Alemão

Falada por quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo, a língua alemã também é bastante utilizada no cenário econômico.

O site Busuu, todo em português, oferece cursos com exercícios, conversação, testes e outros materiais no idioma. É necessário apenas criar um cadastro. Além do alemão, o site também oferece cursos de inglês, turco, árabe, italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol — todos gratuitos.

Italiano

O site Italiano na Web traz lições de gramática, verbos, falsos cognatos, diálogos, expressões idiomáticas e provérbios em italiano. Se você já faz algum curso de italiano, também pode usar os conteúdos do site para complementar seus estudos.

Japonês

O site Otaku Project, todo em português, ensina a falar japonês de graça. O projeto disponibiliza um roteiro de estudos com introduções sobre o idioma, o alfabeto e aspectos da gramática, e também oferece um espaço para dúvidas, sessão de livros e downloads.

Chinês

Curso de iniciação em mandarim chinês com 6 horas de duração e que oferece conteúdos para a introdução ao idioma como estrutura das palavras e pronúncia. É indicado para quem não possui nenhum conhecimento no idioma por oferecer um material de fácil compreensão.

Este curso pertence ao The Open University, que oferece diversos cursos gratuitos online, entre eles o de idiomas. Há também conteúdos pontuais e introdutórios para outros idiomas como inglês, alemão, italiano e francês.

Esperanto

O Esperanto foi criado no fim da década de 1970 com o objetivo de ser um idioma fácil de aprender, politicamente neutro e que pudesse promover a paz e a compreensão entre as pessoas de diferentes línguas. Mais de 2 milhões de pessoas falam o idioma atualmente.

O site Livemocha oferece conteúdos, em português, para iniciantes e até avançados no Esperanto. O site também possui cursos gratuitos de idiomas como coreano, sérvio, islandês, hebraico, híndi, entre outros.

40 idiomas

Este site daBBC Languages reúne 40 opções de idiomas para aprender gratuitamente. Desde russo, grego e árabe até romeno, urdu e finlandês, a página oferece vídeos, áudios, vocabulário, gramática, atividades e testes para todas as línguas.

É necessário apenas que já se tenha algum conhecimento da língua inglesa, pois todos os conteúdos estão neste idioma.

Autor: Exame.com