Com R$2,2 bi, Grupo Gavio vira co-controlador da EcoRodovias

A controladora da EcoRodovias, Grupo CR Almeida, acertou a entrada do italiano Grupo Gavio no controle da empresa de concessões de infraestrutura brasileira por meio de um aporte de capital de 2,224 bilhões de reais, informou a EcoRodovias nesta sexta-feira.

A divulgação confirma notícia publicada pela Reuters no início do mês afirmando que o grupo italiano estava interessado em uma participação na EcoRodovias, cujos controladores precisam levantar dinheiro para pagar dívida.

De acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira, será criada uma nova empresa, para a qual será transferida a totalidade da participação na EcoRodovias detida pela holding Primav, controladora da EcoRodovias que por sua vez é controlada pelo Grupo CR Almeida.

O Grupo CR Almeida terá 50 por cento do capital votante da nova empresa e o Grupo Gavio terá o restante, além de 100 por cento das ações preferenciais. Assim, a CR Almeida ficará com 35,9 por cento do capital total da nova empresa e o grupo italiano com os 64,1 por cento restantes.

A nova empresa deterá 64 por cento de participação no grupo EcoRodovias, com os 36 por cento restantes permanecendo negociados no mercado. Adicionalmente, o novo veículo a ser criado deterá os 55 por cento da concessionária Monotrilho Linha 18 (VEM ABC) detidos pela Primav.

O Grupo Gavio é um dos maiores conglomerados de infraestrutura da Itália, com duas holdings listadas na bolsa de Milão, ASTM e SIAS, e teve receita de 3,9 bilhões de euros em 2014. O segmento de concessões rodoviárias correspondeu a 1 bilhão de euros da receita em 2014.

O grupo italiano já foi parceiro da CR Almeida na EcoRodovias, tendo controlado anteriormente a Impregilo, ex-sócia da CR Almeida na empresa de infraestrutura brasileira.

“O investimento contemplado na operação permitirá à Primav equacionar sua estrutura de capital e suportar o crescimento futuro da EcoRodovias e suas subsidiárias, se beneficiando de uma visão estratégica de longo prazo e comprometimento com o setor de infraestrutura brasileiro, notadamente concessões rodoviárias”, disse a EcoRodovias em comunicado.

De acordo com a empresa, a conclusão do negócio não está sujeita à aprovação das autoridades concorrenciais brasileiras, já que o Grupo Gavio não tem atividades no Brasil.

O diretor-presidente da EcoRodovias, Marcelino Rafart de Seras, permanecerá no cargo. Pelo acordo de acionistas da nova empresa a ser celebrado, a CR Almeida continuará elegendo o presidente do Conselho de Administração.

O acordo não contempla mecanismos que assegurem ao grupo Gavio aumentar a sua participação no capital da nova empresa.

Além do grupo Gavio, Vinci e Atlantia também estavam em uma lista reduzida para apresentar ofertas pela fatia da família Almeida na EcoRodovias, segundo afirmaram fontes à Reuters no início do mês.

A família Almeida está se desfazendo de parte de sua participação na EcoRodovias para pagar empréstimos bancários tomados para comprar a Impregilo três anos atrás, disseram as fontes.

Autor: Exame.com