Instituto concede seu 52° título de Eminente Engenheiro do Ano a Plinio Assmann

Em comemoração ao Dia do Engenheiro, celebrado em 11 de dezembro, o Instituto de Engenharia concedeu o seu 52° Título de Eminente Engenheiro do Ano. Em 2015, o profissional escolhido foi o engenheiro mecânico-eletricista, pela Politécnica da USP, Plinio Assmann. 

A solenidade aconteceu nesta quinta (10), na sede do Instituto de Engenharia, e contou com a presença de familiares e amigos de Plinio. A saudação foi feita por José Roberto Castilho Piqueira, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 

O título é concedido pela Casa, desde 1963, aos profissionais da engenharia em reconhecimento a destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da Engenharia. 

Plinio Assmann deu sua contribuição, em exemplo, como presidente da Companhia do Metrô de São Paulo durante a construção e implantação da operação da primeira Linha de Metrô do Brasil, além de ter dado início à construção da segunda Linha e presidir o Conselho da Companhia do Metrô do Rio de Janeiro. 

Ele fundou e presidiu a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), com o objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos na construção do Metrô de São Paulo, e foi secretário de Transportes do Governo de São Paulo e presidente do Instituto de Engenharia, entre 1983 e 1984.

Clique aqui e leia o discurso de Plinio Assmann.

Clique aqui e leia a saudação do presidente do Instituto de Engenharia, Camil Eid.

Clique aqui e veja a Galeria de Imagens da cerimônia.

Nas imagens, Camil Eid (à esq.), entrega o Título e o troféu  ao engenheiro Plinio Assmann.

Autor: Instituto de Engenharia